Alopecia androgenética, ou calvície, é uma forma de queda dos cabelos. Homens e mulheres podem ser acometidos pelo problema, que pode se iniciar na adolescência. É percebido com mais facilidade aos 40 ou 50 anos, pois em cada ciclo do cabelo, os fios vêm progressivamente mais finos.
Primeiramente, é preciso entender que os fios possuem um ciclo de vida, e quando este ciclo termina, ele cai para que um novo ciclo se inicie, com o surgimento de um novo fio no mesmo folículo. É normal cair durante o banho em torno de 100 fios por dia e, conforme vamos envelhecendo, nossos fios também envelhecem e se tornam mais finos e rarefeitos. Pode acontecer também uma perda de fios mais acentuada, o que pode representar algum problema de saúde dos fios ou do corpo. Por isso, é tão importante investigar a causa da queda do cabelo e buscar o tratamento adequado, com o auxílio de um profissional habilitado.
Genética;
Química demais nos cabelos;
Estresse;
Hormônios;
Déficits nutricionais;
Dentre outras causas, como: anemia, tireoide, covid, infecções, cirurgias, medicações, que devem ser avaliados no momento da consulta.
A queixa mais frequente é o afinamento dos fios. Os cabelos ficam ralos e o couro cabeludo mais aberto. Nas mulheres, a região central é a mais acometida e nos homens, as áreas mais abertas são a coroa e a região frontal (entradas).
Na Ludmila Pedroso Estética Avançada, realizamos a anamnese do paciente para identificar as causas da queda. Feito isso, utilizo a tricoscopia, ferramenta utilizada para auxiliar o diagnóstico e acompanhamento de patologias do couro cabeludo. Com lentes de aumento em até 60 vezes, conseguimos avaliar os folículos, qualidade dos fios, alterações na pele do couro cabeludo, e fotografar imagens importantes comparativas para o sucesso do tratamento.
Incluso no tratamento, a pessoa recebe uma medicação de uso oral para ela tomar durante os 6 meses de tratamento. Baseia-se em estimulantes do crescimento dos fios e em bloqueadores hormonais. O objetivo do tratamento é estacionar o processo, aumentar a espessura dos fios e recuperar parte da queda, aumentando o aporte de oxigênio e nutrientes para a raiz dos cabelos.
Em associação a medicação de uso oral, fazemos sessões semanais de microagulhamento capilar, que consiste na aplicação de substâncias injetáveis na pele do couro cabeludo, através de microagulhas, fazendo com que este produto entre na raiz e no folículo com maior penetração e facilidade (drug delivery). O produto injetado é sempre estéril e formado por uma mescla de ativos específicos para cada necessidade, ajudando no crescimento dos fios, diminuição da queda ou até mesmo no fortalecimento do cabelo. Agende sua avaliação gratuita!