Cidade se torna uma referência global de geossítios e passa a ter visibilidade internacional

Jornalista Daniela Brito


Uberaba recebeu no dia 27 de março de 2024 a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para se tornar um Geoparque. Este reconhecimento é marcante para a preservação do patrimônio geológico e cultural do município, situado no coração do Brasil. Um motivo para se orgulhar!

O Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes é o primeiro de Minas Gerais e da região Sudeste e o sexto no Brasil. Atua em três pilares - a paleontologia, por meio dos fósseis de dinossauros; a pecuária, representada pelo gado Zebu; e a religiosidade, pelo médium Chico Xavier.  

O anúncio da chancela pela Unesco foi transmitido ao vivo para Uberaba. Cerca de 500 pessoas acompanharam o anúncio no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, feito diretamente de Paris, na França. Entre os presentes na transmissão, estavam a prefeita, Elisa Araújo - anfitriã do evento -, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, além de outras autoridades, líderes classistas e a população em geral.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, afirma que a chancela é o resultado de muito trabalho. “Uberaba passa a ter visibilidade internacional, ou seja, atrair mais investidores, visitantes, mostrando para o mundo, o quanto nosso povo é acolhedor, trabalhador e está de braços abertos para receber e mostrar nossas riquezas, história e cultura”, afirma.

Com a chancela, a cidade se junta a uma rede seleta de geossítios reconhecidos pela Unesco e consolida uma posição de destaque mundialmente devido à sua relevância geológica, paleontológica, arqueológica e cultural. Esses locais são escolhidos por sua importância na preservação do patrimônio natural e cultural bem como por seu potencial para promover a educação, pesquisa e turismo sustentável. 

O governador Romeu Zema afirma que Uberaba, a partir de agora, assume um lugar de visibilidade e importância global. Segundo ele, a cidade que já tinha o respeito dos mineiros pelas suas belezas naturais, culturais e geológicas, com a chancela da Unesco “será possível projetar essa riqueza e conhecimento para todo o mundo”. A declaração foi feita através de videoconferência, durante o anúncio da Unesco. 

O Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes é resultado de um projeto ambicioso. Um feito inédito. 

Para o seu idealizador, o geólogo e professor Luiz Carlos Borges Ribeiro, a chancela é a realização de um sonho, de legado. Com 38 anos de profissão, ele diz que este resultado é fruto de uma trilha de 14 anos “de muita dedicação, muito suor, de várias mãos, mas que está consagrado”. 

Com o reconhecimento da Unesco, Uberaba abre novas oportunidades para seu desenvolvimento econômico favorecendo os negócios locais e abrindo vagas de emprego para os cidadãos. 

Para a reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Marinalva Vieira Barbosa, a instituição vai atuar por meio de ações de pesquisa, ensino e extensão, honrando o compromisso de dar continuidade a este conceito potente rumo a um futuro que dará mais justiça social, educação, cultura e distribuição de renda para a população de Uberaba.

Já a presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, diz que a conquista é principalmente do povo uberabense. “Um geoparque é feito de pessoas e para pessoas. Esta visibilidade dada ao município abre um leque de oportunidades e possibilidades, que certamente reverterá em melhoria de qualidade de sua gente".

Com tamanha importância, o Geoparque Uberaba é verdadeiramente um tesouro a ser apreciado e protegido para as gerações futuras.


Professor Dr. Luiz Carlos Borges Ribeiro idealizador do projeto Geoparque recebe homenagem especial da prefeita Elisa Araújo no evento de confirmação pela Unesco do Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes.


Cássio Facury, presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Gabriel Cid, presidente da ABCZ, Rui Ramos, presidente da CODAU e Marinalva Barbosa, reitora da UFTM.  Representantes das instituições co-partícipes do Geoparque Uberaba Terra de Gigantes.


Paula Cusinato, presidente da Associação Geoparque Uberaba e Maria Aparecida Basílio, diretora de Turismo da SEDEC – Uberaba tiveram relevante atuação na conquista da chancela Geoparque Uberaba.


Momento de celebrar. Uberaba é Geoparque – Terra dos Gigantes.


Foto: Adriano Tinoco

O Geoparque Uberaba – Terra dos Gigantes engloba três pilares de representatividade internacional: Terra dos Dinossauros do Brasil, justificado pelo rico patrimônio paleontológico; local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial, pois o médium passou boa parte da vida em Uberaba; e Capital Mundial do Zebu, devido à importância da pecuária local.