por Cidinha Coimbra


Um dos charmes de Maceió é aquela aparência de cidade do interior e ritmo menos acelerado do que outras capitais brasileiras e que conta com restaurantes de qualidade, bons hotéis, além de ótimas praias e diversidade de passeios para os turistas. Com piscinas naturais de águas cristalinas formadas pelas barreiras de corais, um mar verde que nada fica devendo ao do Caribe, Maceió e arredores conquistam seus visitantes. Entre os meses de outubro e janeiro é a melhor época para visitá-la, quando chove menos por lá. 

Os principais atrativos da cidade são as praias e os passeios. Um dos programas mais tradicionais é o passeio de jangada às piscinas naturais de Pajuçara, que é feito no período da maré baixa para possibilitar aos turistas curtirem o visual paradisíaco da capital alagoana lá do banco de areia e das piscinas de águas cristalinas, no meio do mar.  Pajuçara é uma das praias mais conhecidas de Maceió, com grande movimento nas areias durante o dia e no calçadão durante a noite. Repleta de coqueiros e com boa estrutura para quem deseja curtir o mar com tranquilidade. Uma boa opção para quem está hospedado em Maceió e não que ir muito longe para um banho de mar.

A praia de Jatiúca tem ondas mais fortes sendo bem procurada pelos surfistas. Possui barracas e quiosques ao longo da orla e tapiocarias – boas opções para um lanche de final de tarde. É uma praia indicada para quem quer sossego, pois fica mais vazia do que as praias vizinhas. Lá, bem no fim da orla, está localizado o Jatiúca Hotel & Resort, local onde hospedamos. O hotel, pé na areia, é cercado de jardins tropicais, parte da Lagoa da Anta fica dentro da área do hotel. Com uma bela estrutura, serviços de qualidade e muitas atividades de lazer é um ótimo lugar para se hospedar. Além disso, fica perto das principais atrações de Maceió. 

Outra praia da cidade de Maceió é Ponta Verde. Bem arborizada (são inúmeros coqueiros em sua orla), com águas calmas e boas barracas de praia. É lá que fica uma placa com os dizeres "Eu Amo Maceió", ótimo lugar para tirar fotos! Passar um final de tarde em Ponta Verde e admirar a beleza do pôr do sol é um ótimo programa. 

Mas, não se prenda só à capital. Tem lindas praias nos arredores de Maceió que vale a pena conhecer. A praia do Francês é uma delas. Considerada uma das praias mais bonitas de Alagoas, está localizada na cidade de Marechal Deodoro, a cerca de 25km da capital alagoana e pode ser facilmente conhecida através de um trajeto de carro ou com as empresas turísticas que realizam passeios pela região. Grande parte da praia está cercada por uma barreira de corais fazendo com que ela se pareça com uma piscina de tão tranquila durante a maré baixa. É uma praia perfeita para quem está com crianças e não quer enfrentar um local com ondas fortes. Porém, famosa, a praia do Francês atrai muitos visitantes, portanto chegue cedo que o espaço na areia é bem concorrido, principalmente nos finais de semana. 

Outra praia linda é a de Paripueira. Cerca de 30km de Maceió revela-se uma boa opção para curtir piscinas naturais sem grande movimento de pessoas. Com mar claro, areia bem fina, estrutura de barracas de praia, coqueiros e barquinhos de pescadores. Lá você pode adquirir um passeio de barco que leva às piscinas naturais formadas na maré baixa, onde é possível admirar peixes, corais e ouriços, além de mergulhar em águas cristalinas. 

Já a praia do Gunga, repleta de coqueiros está na lista das praias mais bonitas do Brasil e encanta até os mais exigentes turistas. A praia também tem falésias coloridas incríveis, que podem ser conhecidas em um passeio de buggy. O panorama é lindo e, em algumas das formações, a erosão criou fendas, permitindo que os buggys "entrem" nas falésias. E no passeio está incluído banho em uma pequena lagoa tendo as falésias com cenário. Para quem quer algo mais radical, tem o passeio de fly boat, um ultraleve que atinge cerca de 100m de altura, no qual você voa por 08 minutos e tem a oportunidade de apreciar e registrar paisagens espetaculares. 

Outro programa que vale a pena é o passeio de barco até a Foz do Rio São Francisco, quando as águas do velho Chico se entregam ao mar. O encontro das águas não é tão aparente, mas o lugar tem uma beleza especial.   Você pode fazer uma parada para mergulho no rio e outra nas belas dunas de Piaçabuçu. Se o porte da embarcação permitir, vale uma parada também na pequena ilha onde antigamente existia um povoado sergipano e que não existe mais devido às mudanças que o rio sofreu. Mas, a navegação em si já vale o passeio pela belíssima paisagem ao longo do rio.  Várias empresas de Maceió oferecem o programa, mas você pode fazê-lo sem agências, assim como fizemos, indo até Piaçabuçu por conta própria e alugando um barco particular. 

Ah! você pode aproveitar a estada em Maceió e visitar Maragogi, localizada a cerca de 124 Km da capital do estado. Suas águas límpidas, que no período de maré baixa formam lindas piscinas naturais cheias de peixinhos, as chamadas Galés de Maragogi fazem o maior sucesso. As praias da região, são bem sossegadas e exibem um lindo mar esverdeado, que lhe rende o título de Caribe brasileiro. A cidade é pacata, com estrutura pequena e preços bem razoáveis. Um lugar simples onde você pode comer boas lagostas, desfrutar de uma região bucólica e descansar. 

Para quem gosta de curtir as delícias do sol e do mar, nada melhor que as praias do litoral brasileiro. Maceió é uma ótima opção de destino.

A concorrida praia do Francês


Área de lazer Jatiúca Hotel & Resort


As falésias coloridas da praia do Gunga


Em Maceió muitas opções gastronômicas tentadoras.  prato do Restaurante Janga Praia em Maceió


Jardins tropicais e Lagoa da Anta na área do Jatiúca Hotel & Resort


Maragogi


O encontro das águas do rio São Francisco com o mar. Divisa entre os estados Alagoas e Sergipe


Passeio de barco até a foz do rio São Francisco


Piscinas naturais da praia de Puriapueira


Pôr do sol na praia de Ponta Verde


Praia da Jatiúca


Praia de Ponta Verde,  ótimo lugar para andar de bicicleta ou caminhar


Praia do Gunga