Por Aline Garcia e Ana Paula Schneider
As redes sociais além de estimularem a comunicação entre as pessoas, através do compartilhamento de interesses comuns, deram origem a novas profissões, como o digital influencer.
O digital influencer é um profissional que produz conteúdo na internet, capaz de influenciar e engajar os seus seguidores por meio da sua produção digital, atualmente são grandes formadores de opinião.
Em razão desse alcance e visibilidade inerente aos Influenciadores, e ainda, considerando o crescimento exponencial do e-commerce e a necessidade de divulgação de produtos e serviços no meio virtual, todos os dias surgem novas parcerias entre Influenciadores e empresas dos mais variados segmentos, com intuito de alcançar e captar novos clientes.
Com toda essa repercussão e alcance de mercado, o Influencer também se torna uma marca, seja através do seu próprio nome, do título do seu canal/página, dos bordões utilizados, da identidade visual, do conteúdo criado, da sua própria imagem e tudo aquilo que o identifica e o torna único no meio digital.
Cada um constrói a sua imagem por meio de características próprias, atraindo parcerias de grandes empresas/marcas com o trabalho desenvolvido em suas mídias sociais e ainda influenciando o público que se identifica com a abordagem e conteúdo publicado.
Diante da amplitude e impacto que esse profissional atingiu na era digital, é indispensável a proteção das marcas criadas e desenvolvidas, seja seu próprio nome, bordões, entre outros.
Além da elaboração de contratos de licença e uso de imagem para regulamentar as relações com os contratantes, a marca deve ser protegida por meio do registro no INPI.
O registro de marca no INPI confere proteção e direito de exclusividade sobre o uso em todo o território nacional. Sem o registro o Influenciador fica vulnerável ao uso comercial não autorizado da sua marca, o que pode fragilizar sua reputação e afetar seus lucros.
Com a marca devidamente registrada, todos deverão solicitar sua autorização para utilizá-la em finalidades comerciais e reproduzir o conteúdo criado nas suas redes sociais.
Cabe ressaltar ainda que o registro demonstra mais profissionalismo perante às empresas contratantes, o que pode agregar valor ao trabalho do influencer. Assim, é imprescindível que o Digital Influencer proteja a sua marca através da formalização de contratos, bem como por meio do registro perante o INPI.