Por Marcos Gabriel de Oliveira Rezende


O Direito é altamente mutável, novas leis são editadas frequentemente, os tribunais emitem novas diretrizes quase que diariamente e acompanhar todas essas mudanças jurídicas não é uma tarefa fácil, mas é vital para a prosperidade de uma empresa.

A inobservância das regras trabalhistas, atos constitutivos e contratos mal elaborados, aquisições imobiliárias e incorporações empresariais sem a devida cautela, põem em risco não só a atividade empresarial, como também o patrimônio pessoal dos sócios.

Por este motivo, uma boa consultoria jurídica é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que visa a prosperidade de seu negócio.

E o que é uma consultoria jurídica? A consultoria é um serviço de apoio, de caráter preventivo, com o objetivo de esclarecer questões ligadas ao direito, bem como adequar as atividades internas da empresa à legislação vigente, mitigando, dessa forma, eventuais litígios e aplicações de sanções judiciais ou administrativas.

Em tempos de crise, esse serviço jurídico torna-se ainda mais necessário, podendo auxiliar a empresa em questões tributárias, nas negociações de dívidas, revisões contratuais e adequações nos contratos de trabalho, além da possibilidade de encontrar alternativas mais céleres para a resolução de conflitos sem recorrer ao abarrotado judiciário, propiciando uma economia aos cofres da empresa.

A consultoria jurídica também proporciona uma melhora na reputação da empresa perante terceiros, uma vez que poderá evitar o envolvimento em casos que atraem a atenção negativa, gerando maiores oportunidades de negócios, inclusive com o poder público.

Procurar serviços advocatícios apenas quando se é réu é deixar de se planejar. Evitar ações judiciais é uma forma de economizar tempo e dinheiro. Deixar de antever valores oriundos de obrigações jurídicas ou de celebrar negócios seguros, céleres e lucrativos é deixar de crescer.

Por essa razão, ser amparado por uma consultoria jurídica é cada vez mais importante, devendo ser considerada não como um custo, mas como investimento necessário para o crescimento de uma empresa.

Ficou alguma dúvida? Envie um e-mail para: marcos@rezendebernardes.adv.br