Lorenna Melo Silva, Fabíolla Rodrigues Barros, Anna Karoliny Rodrigues Silva, Alessandra Camargos, Jane da Fonseca, Tina Peixoto, Jordania Costa e Pollyanna Patricia Moreira.
Foto: Arthur Matos. Cenário: Design Center
Independente dos desafios enfrentados, elas se reinventam e não abrem mão de seus sonhos. Se caem, levantam! Renascem das cinzas! ‘Equilibram os pratos’ no desempenho de seus múltiplos papéis. Com energia e determinação, rompem barreiras e seguem firmes em busca de seus ideais de realização profissional e felicidade pessoal. Apaixonadas pelo que fazem, superam as derrotas e comemoram as conquistas, assumindo sempre a condição de protagonistas de sua própria história.
ALESSANDRA TEIXEIRA CAMARGOS
Vacinar Faz Bem
Administradora de Empresas, pós-graduada em Administração Hospitalar, Administração de Recursos Humano, Auditoria em Sistemas de Saúde e Gestão da Qualidade em Saúde. Filha de Zilda Teixeira e Jesus Camargos, mãe de Victória e de duas estrelinhas pets Felicia e Luna, namorada de Wagner Dias.
Empreendedora de sucesso e apaixonada pelo que faz: “Eu amo meu trabalho e vibro com cada detalhe, cada conquista”. Acredita que é preciso resiliência para se manter focada e conseguir moldar-se de acordo com as necessidades e as oportunidades que são encontradas em sua jornada: “Desafios e obstáculos estão aí para serem vencidos, precisamos estar sempre preparadas para todos os cenários que eventualmente podem surgir”.
Alessandra sempre teve a vocação de proporcionar bem-estar a todos em seu redor: “Tenho certeza que tudo começou lá na minha infância. Sempre gostei de cuidar das pessoas e estar ao lado delas quando elas precisavam de carinho, sempre fui à frente de meu tempo, com muita curiosidade e determinação, incomuns aos meus colegas da época. O empreendedorismo já estava ali nas minhas atitudes, e, aos 15 anos, encontrei minha paixão de vida na área da saúde”.
Em 2010 fundou a Vacinar, fazendo da clínica um exemplo de inovação e revolução no mercado local. É referência por transformar o momento da vacinação, estressante para ambos adultos e crianças, em um ato de amor e proteção. Foi pensando nisso que até mudou de nome: VACINAR FAZ BEM Sua Clínica de Vacinação! Afinal, vacinas salvam vidas.
Em 2019 incorporou a Baby Gym, maior rede de desenvolvimento psicomotor infantil do Brasil, com mais de 30 unidades em várias capitais do país. “O pensamento em me tornar franqueada da rede foi trazer inovação para Uberaba, visto que antes, as atividades extras para crianças se limitavam a natação, ballet e futebol. Hoje os bebês tem academia sim!”, afirma a empresária. A Baby Gym é um espaço para criar, brincar, desenvolver e amar! As atividades lúdicas e multi-sensoriais, que estimulam o desenvolvimento fundamental dos pequenos entre 2 meses e 6 anos de idade, são planejadas e orientaras pelas professoras, contando com a participação ativa dos pais ou responsáveis durante as aulinhas.
Realizada com seu trabalho, Alessandra comemora! “Nesses 11 anos de atuação, a Vacinar se tornou referência em toda a região, não só por oferecer excelentes serviços, mas sim por ter como propósito a inovação e busca constante em proporcionar experiências únicas para os pacientes”.
ANNA KAROLINY RODRIGUES SILVA
Wise Up / Via Permuta
Casada com Júlio Dario Filho, mãe do Estêvão, araxaense de nascimento e uberabense de coração, proprietária da Wise Up - Uberaba e da Via Permuta. Ela é técnica em eletrônica de formação e atuou na área no início da vida profissional, também é bancária da CAIXA de onde ficou afastada durante a implantação das empresas. Hoje divide seu trabalho nas empresas com o trabalho de bancária. Na Wise Up e Via Permuta, atua nas áreas de administração e Recursos Humanos. Dinâmica e alegre, Anna é daquelas pessoas que considera o capital humano a maior riqueza das empresas. Sempre disposta a ajudar seus pares, ela afirma “acredito que se pensarmos nas pessoas primeiro, todo negócio pode ser bem-sucedido”.
Essa vontade de resolver problemas e de se relacionar com pessoas é que levou Anna e seu esposo Júlio a abrirem uma unidade da Wise Up. “Vimos que, apesar de Uberaba ter excelentes escolas de inglês, nenhuma delas atendia o público adulto, que precisa do inglês para o desenvolvimento profissional de maneira satisfatória.
Assim, com a iniciativa do Júlio (meu marido) de identificar a rede líder em inglês para adultos na América Latina, entramos de cabeça no ramo.” Eles acertaram na escolha. Hoje a Wise Up Uberaba é uma escola muito bem-conceituada e reconhecida pela capacidade de oferecer aos alunos a possibilidade de falar inglês em pouco meses.Assim como a maioria das mulheres, Anna está sempre buscando "equilibrar os pratos", sem deixar nada de lado, vida profissional, casamento, maternidade, família, lazer, vida espiritual e tantas outras demandas que formam a colcha de retalhos da vida. Mas, ela ressalta que “o objetivo central, o meu propósito é ser uma pessoa de bem, me desenvolvendo um pouquinho todo dia em cada um dos aspectos citados para ser um exemplo cada dia melhor para o meu filho, Estêvão.”
Como gestora considera que, saber como conduzir as situações do dia a dia numa empresa repleta de pensamentos diferentes é o maior dos desafios. “Delegar as diversas funções do dia a dia com tranquilidade de que o outro não fará como eu e que mesmo assim vai dar tudo certo é um exercício constante que graças a Deus tem dado certo, graças à equipe maravilhosa que construímos e que sem dúvidas é responsável pela parte mais gratificante, que é ajudar nosso aluno a atingir o objetivo de falar inglês. Ver um aluno se empenhar e depois de um muito esforço conseguir um emprego melhor porque tem segurança pra falar inglês é realmente uma sensação impagável.”Fascinada por trabalhar com pessoas e ajudá-las a se desenvolverem, Anna finaliza: “Somos seres sociais e essa interação com as pessoas, por elas e para elas é que faz com que nossas empresas sejam bem-sucedidas em seus ramos.”
FABÍOLLA BARROS
Óleos Essenciais dōTERRA
Ela é bacharel em Direito, casada, mãe de duas filhas e também consultora e profissional do marketing Multinivel da dōTerra.
Simpática e alto astral, Fabíolla espalha boas energias por onde está. Seu gosto requintado pelo que é belo levaram-na a atuar no ramo de decoração de eventos por 3 anos. Suas filhas sempre influenciaram sua trajetória de vida. Por exemplo: Começou a fazer decoração de festas no aniversário delas de 5 anos, no qual sua irmã e ela fizeram os convites e enfeites de mesa. Daí para frente seguiu firme nessa área. E ela amava o que fazia. Mas tinha um sentimento de que celebrar é preciso, porém queria fazer algo que acrescentasse mais a vida das pessoas. Deixou esse trabalho para dedicar-se mais à família e à criação das filhas.
Mais tarde, por necessidades financeiras começou a vender joias de prata. E, em 2019, mais precisamente no dia 17/01/2019 conheceu os óleos essenciais dōTERRA e se apaixonou. Começou a trabalhar com os óleos essenciais e continuou com a venda de joias. Um ano depois passou a trabalhar exclusivamente como consultora de bem-estar dōTERRA. “Sempre procurei soluções naturais para prevenção de doenças. O poder das plantas sempre me fascinou. Coisas de mamãe, como os chás e alimentação saudável, sempre estiveram presentes na minha vida. Quando me apresentaram os óleos essenciais dōTERRA eu fiquei, e fico até hoje, muito impressionada com a eficácia e rapidez dos resultados” ressalta Fabíolla.
Para ela, um dos desafios deste trabalho é mostrar para as pessoas a eficácia dos óleos essenciais dōTERRA. Sobre isso ela afirma: “Não podemos mostrar muita coisa em redes sociais por “falta de estudos científicos”. Coloco entre aspas pois para mim é motivo de riso. Costumo brincar que brasileiro é um ser extraterrestre, pois nos EUA e Europa a visão dos governos é outra.” Outro desafio enfrentado é o de que, a maioria das pessoas no Brasil, não vê o Marketing Multinível com a seriedade que ele merece.
Independente dos desafios enfrentados em sua área de atuação, Fabíolla se destaca pelo atendimento impecável, o conhecimento e a boa vontade em auxiliar a clientela no uso dos produtos. Sobre seus objetivos e metas, ela declara: “Como profissional do Marketing Multinível da dōTERRA, eu tenho a honra, o prazer e a obrigação de levar mais saúde física, mental e financeira para os lares de nosso Brasil. Isso me move a fazer sempre mais e melhor. Pois dōTERRA significa presente da terra, para mim significa presente de Deus.”
JANE DA FONSECA
Casa Mais Moda Infantil
Natural da cidade de Formiga. Tem três filhos e três netos. Foi professora de matemática por trinta anos, sendo quinze anos na cidade de Formiga e quinze anos em Uberaba. Ao aposentar-se do cargo de professora, ela e sua filha Tatiane resolveram abrir uma empresa, uma loja no segmento infantil, por fazer parte do universo e da vocação de ambas.
Em 2006 abriram a Casa Mais - Moda infantil. Uma loja multimarcas com as mais conceituadas grifes do mercado infantil. Em seu primeiro endereço - Rua São Sebastião - permaneceu por doze anos. Atualmente está localizada na Avenida Alexandre Barbosa, 360 (antiga Ubyfol). A Casa Mais veste do zero a dezoito anos - masculino e feminino.
Dinâmica, prática e determinada, Jane tornou a Casa Mais uma empresa conceituada, com uma vasta clientela “mirim” e seus pais, principalmente as mamães, que adoram os looks sempre atuais e de muito bom gosto, oferecidos pela loja. Com seu jeito alegre e expansivo, que exala jovialidade e simpatia, Jane cativa a todos que a conhecem, fidelizando a vasta clientela com um atendimento afetuoso e personalizado.Sua dedicação e paixão pela moda infantil e visão empreendedora também são fundamentais para seu sucesso empresarial, tornando a Casa Mais uma referência na moda infantil em Uberaba e região.
JORDANIA COSTA
Aldeia do Mar
A bela e dinâmica jovem de 35 anos, casada há 14 anos com o Olcione Ferreira Martins, mãe de duas filhas lindas: a Eloah Costa Martins e Nicole Costa Martins é graduada em matemática e empresária da loja Aldeia do Mar Uberaba. Perseverante, nunca desiste de seus objetivos. “Posso até mudar o trajeto, mas o objetivo não."
Há 4 anos e meio mudou-se para Uberaba com o propósito de representar a marca Aldeia do Mar na cidade. E deu certo. Hoje a loja é referência em moda praia aqui em Uberaba. Jordania tem muito orgulho disso e afirma: “Sou muito grata a Deus e a minha família que sempre me apoia e me encoraja a buscar sempre a minha melhor versão.
”O sucesso da loja em Uberaba reflete o conhecimento e a experiência de Jordânia com a marca. Ela trabalhou durante 15 anos na fábrica, então conhecia a qualidade do produto, além do carinho com que toda peça é produzida. Segundo Jordania, “as peças da grife são cuidadosamente produzidas para fazer com que toda mulher fique ainda mais bela ao usá-las.”
A grife Aldeia do Mar oferece em suas lojas biquínis, maiôs, sungas, saídas e acessórios nas linhas infantil e adulto. Tendo como grande diferencial ser pioneira em vendas de peças separadas, dando a liberdade aos clientes para montarem os próprios looks de beachwear. Além de possuir produtos de alta qualidade, a Aldeia do Mar procura levar ainda mais alegria, conforto e bem-estar em dias de sol e calor, seja na praia, na piscina, em rios ou em casa mesmo!
A Aldeia do Mar quer ser parte do LIVE STYLE das pessoas e continuar a vesti-las pelo mundo todo. Busca sempre ter peças versáteis, que possuam mais de uma forma de vestimenta, com acessórios que permitem mudar o look. Faz com que a ideia de peças seja explorada ao máximo, o “Além do Beachwear”, onde os looks da Aldeia do Mar saem do âmbito de sol e água para o Street Style.
Finalizando, Jordania destaca: “Além de sempre buscar o melhor para nossos clientes, o próximo passo é abrir mais lojas da Aldeia do Mar e agora em 2022, trabalharemos para que nossa segunda loja seja aberta.”
LORENNA MELO SILVA
Face2Face Inglês Particular
Extrovertida, dinâmica e empoderada. Lorenna é graduada em Letras com licenciatura em língua Inglesa e bacharelado em Tradução pela UFOP. Atua como professora e consultora de inglês.
Desde cedo Lorenna descobriu seu talento e vocação para esta área de atuação. Assim que concluiu sua graduação passou uma temporada de três anos em New Jersey - EUA. Na oportunidade, fez o programa de AUPAIR, onde surgiu a oportunidade de conhecer de perto a vida de uma criança autista. Considera que a experiência nos EUA foi extremamente gratificante e de muito aprendizado. Sobre isto ela afirma: “Tive uma host family maravilhosa e que hoje é minha segunda família.” Determinada e persistente Lorenna se considera uma fênix, sempre ressurgindo das cinzas.
“Desistir é uma palavra que não existe no meu dicionário.” Lorenna atuou por muitos anos como professora em várias escolas de inglês. Além do trabalho nas escolas, ela dava aulas particulares, cuja demanda foi aumentando até que decidiu abrir seu próprio negócio. Ela confessa que: “O caminho foi árduo. Eu abri uma escola física, aliás comprei uma escola – A Golden Achievers, que veio a falir. Quando isto aconteceu eu abri a Face to Face – Inglês Particular, onde eu atuo sozinha e realizo um trabalho diferenciado, que são as aulas individualizadas e personalizadas. O foco é no aluno, nas suas necessidades. Ele não precisa dividir a atenção com outros alunos. A aula é exclusivamente dele e pra ele.”
Com a pandemia, Lorenna teve que migrar suas aulas todas para o ambiente online, algo totalmente novo para ela, mas que, segundo ela, foi a melhor coisa que aconteceu. Com as aulas online o número de alunos triplicou e hoje ela pode atender todo o Brasil e até fora do país.“
Lidar com pessoas e poder personalizar as aulas é o que mais me fascina com o trabalho da Face to Face, pois vou descobrindo o modo como o aluno aprende e posso ajudá-lo nesta caminhada. A maioria dos meus alunos é de adultos, que chegam, muitas vezes com crenças limitantes em relação à processo de aprendizagem. E junto com o ensino do inglês, eu trabalho com ele outras questões, como a autoestima e sua capacidade de aprender. E posso acompanhar seu crescimento, não apenas no domínio do inglês, mas também como pessoa e como profissional. Isto é extremamente gratificante.’’ Lorenna tem como grande meta - treinar professores que consigam trabalhar com essa modalidade de ensino e assim poder expandir e levar esse ensino qualificado e personalizado para mais alunos.
POLLYANNA PATRÍCIA MOREIRA
Clean Energy
A empresária Pollyana sempre foi ativa e arrojada. Atuou no setor de calçados com uma loja de atacado e varejo. Quando a filha nasceu resolveu dar um tempo nas atividades empresariais para dedicar-se exclusivamente a ela. Há cinco anos, quando resolveu retornar ao mercado de trabalho, iniciou uma nova jornada profissional na área de energia solar. Inexperiente no início, foi persistente, estudou, dedicou-se e com o apoio da equipe de engenharia adquiriu conhecimentos, experiência e cresceu na profissão. Tanto que, recentemente, constituiu sua própria empresa, em um período muito desafiador diante a pandemia que há dois anos o mundo vem enfrentando.
Detalhista e ágil e prestativa, driblou todas as situações adversas e desenvolveu ainda mais suas habilidades empresariais. Hoje sua empresa – a Clean Energy - é composta por cinco mulheres nas atividades internas e uma equipe de 10 pessoas no trabalho de montagem e estruturação dos sistemas de energia solar. Ressalta que “vencer tantos desafios tem sido uma experiência incrível e daqui para frente, que muitos outros sonhos sejam tirados do papel, pois quando acreditamos em nós mesmas e temos força de vontade tudo que almejamos dá certo.”
Para Pollyana, a honestidade no desenvolvimento do trabalho e o custo-benefício proporcionado aos clientes são a chave do crescimento e consolidação da empresa. “O que mais aprecio é constatar a satisfação dos clientes quando ligam elogiando minha equipe pelo amor na profissão e quando dão os feedbacks que reduziram suas contas de energia elétrica”, ressalta.
Ela confessa que enfrentou críticas e preconceitos por ser uma mulher à frente de uma empresa neste ramo, que ainda é do domínio masculino. Contudo, resistiu, persistiu e hoje colhe os frutos de seu trabalhoAtualmente, seu desafio é o de capacitar pessoas na área comercial para expandir os negócios. Afinal, seus planos para o futuro são ousados - abrir uma rede de empresas da Clean Energy por todo país.
TINA PEIXOTO
Jomig
Graduada em administração com especialização em gestão financeira, casada com o empresário José Peixoto, mãe e avó, Tina Peixoto é uma bem-sucedida empresária no segmento de comercio atacadista.
Tina sempre atuou no comércio. Antes de empreender, trabalhava na área administrativa. Depois decidiu atuar com pequenos negócios em outros segmentos, na área de vestuário e até alimentícia. Quando se casou com José Peixoto, juntos abriram a Jomig – empresa conceituada, que está no mercado atacadista há 30 anos com um vasto mix de produtos, como: descartáveis, itens de limpeza, higiene, bombonier, entre outros. Atualmente a empresa possui quatro pontos de distribuição, tendo Uberaba como distribuidor central para os outros, que estão situados em Uberlândia, Rio Verde e São José do Rio Preto.
Quem a conhece, sabe que por trás do seu modo afável e sereno, há uma mulher forte, determinada, disciplinada, totalmente dedicada e focada naquilo que faz. É com essa garra, disciplina e determinação, que Tina administra a empresa, hoje com 60 funcionários, coordenando toda a execução, desde a compra, venda, até o produto chegar ao cliente, garantindo a eficácia do processo comercial.
Para ela, um dos grandes desafios é lidar com as pessoas, com suas particularidades, suas diferenças e talentos específicos. Mas confessa que lida muito bem com a gestão de recursos humanos e sente-se gratificada em ver toda a equipe trabalhando unida, proporcionando um atendimento de qualidade, que é o diferencial da empresa Jomig. Tendo como meta empresarial sempre crescer, no sentido de atingir mais mercados, Tina afirma “sou realizada com o que faço. Amanheço sempre cheia de energia pra dedicar ao dia de trabalho!”