Por Nathália Marinelli
Nascido em Rockford, Illinois, filho de pais ganeses, Virgil Abloh se formou na Universidade de Wisconsin–Madison, em 2002 e no Instituto de Tecnologia de Illinois, em 2006, com licenciaturas em engenharia civil e arquitetura, respectivamente. Entrou para o mundo da moda a partir de um estágio na Fendi, em 2009, junto com o rapper Kanye West.
Os dois começaram uma colaboração artística que lançaria a carreira de Abloh a partir da fundação da Off-White. A revista Time nomeou Virgil Abloh como uma das cem pessoas mais influentes do mundo em 2018.
Depois de se formar na universidade, ele foi estagiário na Fendi na mesma turma em que estava o rapper Kanye West, em 2009. Já no escritório da empresa, em Roma, Itália, ambos começaram uma relação de colaboração. Um ano depois, Kanye nomeou Virgil o diretor criativo de sua agência de publicidade, DONDA. Em 2011, West pediu a ele que atuasse como diretor artístico de Watch the Throne, o álbum colaborativo da dupla com Jay-Z. Em 2012, Virgil Abloh lançou sua primeira empresa, a Pyrex Vision, uma pequena butique de streetwear de alta-costura. Abloh adquiriu diversas roupas vintage e não comercializadas da Ralph Lauren, por quarenta dólares. Imprimiu desenhos sobre elas e vendeu por preços superiores a US$ 550. Ele fechou a empresa um ano depois, pois não pretendia que fosse uma empresa comercial, mas uma experiência artística.
Abloh fundou a sua primeira casa de moda e segundo negócio, em 2013, com a marca de streetwear Off-White. Com sede em Milão, Itália, a empresa foi descrita por Abloh para os investidores e críticos de moda como "a área cinza entre o preto e o branco, como a cor off-white". Ele lançou a linha de vestuário feminino da marca em 2014 na Paris Fashion Week. Sua linha foi selecionada como finalista para o prêmio da LVMH, mas não venceu. Virgil lançou a sua primeira loja-conceito da Off-White em Tóquio, Japão, juntamente com o lançamento de sua empresa de móveis, a Grey Area. Em 2017, ele foi convidado para projetar uma nova coleção em conjunto com a Nike, intitulado "The Ten", onde ele recriou uma variedade dos dez tênis mais vendidos da empresa, como o Air Presto, Air Vapormax e o Blazer, com suas características únicas de estilo. Virgil também lançou, em parceria com a empresa sueca de móveis IKEA, uma linha de móveis e objetos de decoração para apartamentos e casas. A coleção intitulada "Markerad" (que é uma palavra sueca que significa "claro, nítido") foi lançada em 2019. Uma característica peculiar de Virgil Abloh é o emprego estilisticamente das aspas em suas criações, a fim de transmitir o distanciamento irônico da sociedade e as normas sociais.
Durante o crescimento do neonacionalismo nos Estados Unidos em 2017, Abloh trabalhou com a artista de Ohio, Jenny Holzer para criar uma linha que enfatizava os aspectos positivos da imigração, a assimilação cultural e a globalização. Em dezembro de 2017, ele trabalhou com ela novamente na criação de camisetas para a Federação de Paternidade Planejada da América, em resposta à Marcha das Mulheres em Washington.
Abloh x LV
Em 25 de março de 2018, Virgil Abloh foi nomeado diretor artístico de moda masculina da Louis Vuitton, substituindo o designer Kim Jones, marcando-o como a primeira pessoa de ascendência africana a liderar a linha de moda masculina da marca, bem como um dos poucos designers negros à frente de uma grande casa de moda francesa. Após aceitar o cargo, ele declarou: "É uma honra para mim aceitar essa posição. Acho que a herança e a integridade criativa da casa são as principais inspirações e procuraremos referenciá-las enquanto traçamos paralelos com os tempos modernos".
Abloh mostrou sua primeira coleção para a Louis Vuitton em 2018 na Men's Fashion Week, no jardim do Palais Royal em Paris. A cantora Rihanna foi a primeira pessoa a usar uma criação de Abloh antes do desfile. Convidados por Virgil, rappers como Playboi Carti, Steve Lacy, A$AP Nast, Dev Hynes, e Kid Cudi desfilaram para a Louis Vuitton. Um momento marcante do desfile de estreia de Virgil foi no final, quando, abraçado a Kanye West, os dois choraram por certo tempo. Críticos consideraram que sua chegada à Louis Vuitton abalou o mundo da moda.
Inovador, corajoso e visionário. Esse era Virgil Abloh, estilista que morreu aos 41 anos no dia (28/11/2021), vítima de câncer, em uma batalha privada contra a doença. Ele virou um símbolo da ascensão do streetwear no mercado de luxo e também da representatividade para pessoas negras na indústria fashion. O mundo da moda lamenta a perda de um profissional que deixou um legado único e memorável.
Virgil Abloh. Foto: LVMH/Divulgação
Kanye West e Virgil Abloh. Foto: NSS Magazine/Divulgação
A combinação de uma marca tradicional com as histórias pessoais de Virgil Abloh no desfile da Louis Vuittonn. Foto: Vogue/Divulgação
Desfile SS20 da grife Off-White™ em colaboração com a Futura e Nike na Paris Fashion Week de 2019. Foto: Divulgação/ Contracoutura Magazine de Portugal