Por Silvia Resende
Bohemian Chic é a expressão em inglês que se refere, no Brasil, ao estilo Boho Chic.
Essa expressão mescla duas características o Boho, inspirado em ciganos e hippies, traz elementos que remetem à liberdade, a um lifestyle boêmio e despreocupado, e o Chic que nos remete ao elegante, ao requinte.
Neste estilo de decoração os elementos usados são uma mistura de tons neutros e coloridos, mas o que faz a diferença são os móveis e adornos que têm uma característica mais rústica e contemporânea.
No geral, a decoração boho chic costuma ter como base cores neutras como bege e marrom. Então, é possível coordenar tonalidades, estampas e texturas para dar personalidade ao espaço.
O terracota, o verde, azul e preto são as cores mais utilizadas para chamar a atenção em alguns detalhes e dar personalidade ao ambiente.
Os sofás em tons crus, por exemplo, podem ter um toque de modernidade com almofadas bordadas com cores chamativas ou ainda um tapete de kilim com listras de cores marcantes.
Quem sabe talvez sofá, almofadas e tapetes em tons neutros e adornos mais chamativos ou esculturas feitas de palha, cordas trançadas ou qualquer outra textura rústica?!
Vale a pena investir também nas mantas jogadas despretensiosamente sobre os sofás, poltronas e camas. Elas darão um ar aconchegante e acolhedor. No boho chic, é muito comum encontrarmos objetos artesanais ou com cara de “faça você mesmo”.
Algumas sugestões são a decoração de macramê, com vime e rattan. Ela pode aparecer em cadeiras, luminárias, vasos e assim por diante.
Desta forma, o estilo boho chic permite soltar a criatividade para conquistar um ambiente cheio de personalidade.