Jornalista Isabel Minaré 


Seguir um rigoroso código de conduta sustentável. Essa é uma exigência para participar do Copenhagen Fashion Week. O evento aconteceu na primeira quinzena de agosto na Dinamarca e atraiu diversas marcas europeias. A Semana de Moda provou que negócios, moda e sustentabilidade não só podem, como devem, andar na mesma direção. Mas, como, de fato, isso acontece? 

Uma das determinações é que as grifes precisam ter, pelo menos, metade da coleção atestada e confeccionada com materiais sustentáveis (reciclados, criados a partir de estoques mortos ou com materiais tecnológicos) e comunicar seu público sobre suas ações de sustentabilidade na loja física ou no site. Elas também necessitam ofertar serviços de conserto para as peças danificadas futuramente, além de revenda e aluguel de looks. Dessa forma, acontece um giro de matéria-prima e produto pronto. Sim, é a moda circular! E não acaba por aqui! 

Na hora de apresentar a coleção com o desfile, é obrigatório provar que os empregos gerados pelas marcas são seguros, sem nenhum tipo de trabalho infantil. Outro foco é diminuir as sobras de estoques, fazendo com que a linha de produção seja organizada de acordo com a demanda. É produzir apenas o necessário. Agora, mais do que produzir, é produzir para todos! 

Moda inclusiva em si. Não é obrigatório, entretanto extremamente recomendado (e bem criticado) que as empresas façam um design inclusivo para vários tipos de corpos para levar em conta a diversidade em seus castings. Em um evento dessa magnitude e com tamanha responsabilidade ambiental não entra peles de animais e embalagens de plástico. 

Em cada passo de tudo, deve-se pensar na sustentabilidade. Embalagens, por exemplo, só se tiverem materiais recicláveis ou reciclados e o carbono emitido pelas apresentações precisa ser compensado. 

O resultado é visível e palpável. Looks sensacionais e descolados com acabamentos com aparência artesanal como tie-dyes, franjas, desfiados ou cortados a fio. Confira uma seleção de imagens do evento:


Jeans + jeans


Tie-dye em alta


All Blue


Terceira idade na passarela


Leveza nas peças