INSTITUIÇÃO É ESPECIALIZADA EM ACOLHER IDOSOS DO GRAU 3

Jornalista Isabel Minaré
Fotos: divulgação


Da porta pra fora, a agitação. Carros, motos, ônibus, pedestres e muito barulho. Da porta pra dentro, a calmaria. Entre as paredes, o tempo parece transcorrer em um ritmo diferente, mais suave, tranquilo e acolhedor. Esta é a Casa do Idoso Lição de Vida. Destinada à longa permanência de idosos do grau 3, a instituição proporciona qualidade de vida para pessoas que não têm onde morar.

É hora de desenhar!


O nome Lição de Vida pode ser familiar aos leitores. E não é por menos. A Casa do Idoso é administrada pela mesma família que gerencia o Lar de Acolhimento ao Idoso Lição de Vida (encabeçado pelo casal formado por Oscarina Abadia da Silva e Cleiton Antônio Alves), com mais de 20 anos de existência. Homônimas sim, mas com objetivos diferentes. O presidente da Casa do Idoso, Vitor Alexandre (filho de Oscarina e Cleiton e irmão do Nestor Silva, que se empenha ao máximo na Casa), explica que a ideia da criação da entidade surgiu através da carência de um lugar específico para acolher idoso do grau de dependência mais elevado. O idoso do grau 3 é incapaz de realizar sozinho ações básicas como cuidar da alimentação, higiene pessoal, vestimenta, locomoção e saúde. Ele pode apresentar múltiplas comorbidades, como doenças crônicas (diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca), além de problemas de mobilidade (como artrite ou sequelas de AVC), e condições cognitivas (como demência ou Alzheimer).

Família que cuida do Lar e da Casa - da esquerda para a direita - Nestor Alves, Oscarina Abadia, Ana Paula Silva, o presidente, Alice Alves e Claiton Alves


Para dar conta de tamanha responsabilidade, a Casa do Idoso Lição de Vida conta com uma equipe multidisciplinar e integrada, composta por 23 funcionários entre técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos, psicóloga, nutricionista, enfermeira e assistente social, além de estagiários. O time garante a segurança e o bem-estar dos 20 moradores, todos encaminhados pelo município. São 24 horas, todos os dias, de monitoramento contínuo e intervenção imediata. Juntamente com os cuidados físicos, a Casa fornece apoios emocional e psicológico e ainda estimula a socialização dentro das possibilidades de cada pessoa. É a união de profissionais qualificados e experientes que faz com que a solidariedade e o respeito se transformem cada dia em uma nova oportunidade de viver plenamente! 

Rosimar Jardim se sente acolhida e bem-cuidada  pelos funcionários da instituição


Vitor, que trabalha desde a adolescência na área de assistência social, aprendeu diversas lições ao longo do caminho. A principal delas é valorizar os pais. “Temos apenas três ou quatro idosos de um total de 20 com as famílias presentes em visitas”, afirma. O abandono é uma questão grave, que deixa os moradores tristes, depressivos e solitários. Para reverter esse quadro e proporcionar emoções positivas, diversas atividades manuais são realizadas pelos internos como alinhavo, desenho e quebra-cabeças. Elas estimulam a mente e o corpo. Voluntários também são bem-vindos e contribuem com apresentações artísticas. 

Alinhavo é uma das atividades para cuidar do corpo e da mente


A Casa do Idoso está num imóvel de mais de 500 m² com instalações adaptadas para atender às necessidades de mobilidade e segurança dos moradores, como barras de apoio, camas hospitalares e cadeiras de rodas. Outro dever jurídico é a orientação nutricional. Seis refeições são servidas por dia (café e lanche da manhã, almoço, café da tarde, jantar e lanche noturno), todas prescritas pela nutricionista. A alimentação tem valor e é levada à sério. 

Vitor é o presidente da Casa Lição de Vida


De acordo com a enfermeira Amanda de Oliveira, o trabalho na organização tem sucesso porque as equipes de técnicos e cuidadores são unidas e lutam pelo melhor de cada pessoa. A cozinheira Ravena Barbosa coloca em prática o cardápio montado pela nutricionista. E, é claro, acrescenta muito amor, carinho e atenção em cada prato! Os internos adoram o tempero caseiro dela. Eles elogiam e muitas vezes até repetem. Rosimar Jardim, de 72 anos, é uma das moradoras. “Eu só tenho de falar bem daqui. Sou bem-tratada e tenho um amor muito grande por todos”, declara. Na Casa do Idoso Lição de Vida, cada vida é celebrada. São histórias emocionantes, risos partilhados e desafios cotidianos vencidos com admiração, ternura e dignidade ao ser humano.  


Para doações: Casa do Idoso Lição de Vida
Endereço: rua José de Alencar, nº 184, bairro São Benedito, Uberaba 
Contato: presidente Vitor Alexandre WhatsApp: (34) 9.9666-3050