Por Simone Rocha


A ortodontia está passando por uma grande evolução tecnológica que tem nos auxiliado muito no consultório. O scanner digital odontológico permite realizar o planejamento digital, uma ferramenta que auxilia os profissionais na previsão dos resultados a serem atingidos ao término do tratamento ortodôntico. 

Aí vem aquela dúvida: tem como só usar os Alinhadores e não precisar mais dos Bráquetes? Os Alinhadores são uma sequência de placas que geralmente são trocadas a cada 14 dias. Cada placa consegue movimentar milímetros, sendo bem indicadas quando o objetivo é inclinar um dente. Porém, quando é necessário girar um dente, pode ser que o tratamento fique muito longo. Nesse caso, a melhor solução é o aparelho ortodôntico com bráquetes (peça do aparelho fixo, geralmente de metal, que fica em contato direto com o dente). 

Há casos em que se consegue resolver com tratamento híbrido. Inicia com bráquetes e finaliza com os alinhadores; ou utiliza alinhadores em uma arcada e na outra bráquetes. Tudo para facilitar ao máximo o tratamento, obtendo o resultado almejado no menor tempo possível. Por isso o dentista é que indicará qual melhor aparelho para cada caso.