Por Lovani Glaci Fischer


Setenta Anos de Reinado

A Rainha Elisabeth completou 95 anos, sem a presença do marido Philip, que faleceu no ano passado. Eles foram casados por mais de 70 ano.             

Com o mais longo reinado da história, ocorreu uma celebração privada entre os familiares no Castelo de Windsor. A soberana nasceu em 21 de abril de 1926, mas comemora também o seu aniversário em julho, durante vários dias devido uma tradição de séculos, por causa do clima instável, frio e chuvoso. Então, optam celebrar o seu aniversário no verão, com uma parada militar e salvos de canhões, assim toda população pode participar. Os membros da família também fazem parte do desfile.             

Antigamente a Rainha participava montada em seu cavalo, hoje em uma carruagem. Em 2020, as comemorações foram canceladas devido a pandemia e, em 2021 por conta do falecimento do Príncipe.             

No dia do seu aniversário de 95 anos, surpreendeu com o anúncio de que quer Camila, a mulher do Príncipe Charles, seja reconhecida como rainha consorte, quando seu filho se tornar Rei.


Os Looks da Rainha

Estes, marcaram Elisabeth como ícone de estilo. Quando jovem, usava vestidos florais e plissados, típicos dos anos 30 e 40, alternando para os terninhos. Estes sempre chamavam a atenção devido as cores vibrantes, monocromáticas, acompanhadas com colar de pérolas de três voltas e um broche na lapela.            

Ela não usa roupa verde em locais de grama e nem cores escuras em ambientes escuros. As roupas são selecionadas com detalhes para cada ocasião. 


Os chapéus da Rainha

A Rainha é a pessoa que mais usou chapéus, sua coleção é de fazer inveja.             

São lindos e sempre combinados com suas roupas vibrantes.   

Antigamente as mulheres da realeza não eram bem-vistas se mostrassem os cabelos. Seus chapéus favoritos eram coloridos, com flores e fitas.


Estilo da Rainha

O estilo é clássico, ela adota apenas as tendências que se adaptam a ela.

Sapatos pretos, casacos sempre abaixo do joelho, com peso na bainha para evitar movimentos.

Bolsas de marcas famosas, com alças mais longas para não atrapalhar ao cumprimentar as pessoas. Até o guarda-chuva combina com o colorido da roupa.



A Rainha quando jovem usou vários modelos ousados de chapéus.

O Voillete 

De origem francesa, Voilette significa “Pequeno Véu”. Surgiu no século 19, mas tornou-se moda nos anos 20, quando grandes nomes como Coco Chanel e Dior passaram a usá-lo. É um véu que cobre o rosto em parte ou por inteiro. É preso a um detalhe, podendo ser um broche, chapéu, fascinator ou casquete. 


O Fascinator 

Já o fascinator é um adorno muitas vezes feito com pedrarias, flores ou plumas e não tem limite de forma e tamanho. Sua característica principal é a extravagância. Sua origem data do século 19, onde mulheres usavam um tipo de lenço na cabeça, preso embaixo do coque, mas foi no século 20 que o nome “Fascinator” veio a ser usado. 


A Casquete 

Tecnicamente, a casquete é uma derivação do chapéu, porém com o tamanho menor. Ajusta-se à cabeça e também recebe o nome de cocktail hat. Algumas pessoas consideram fascinator e casquete a mesma coisa, visto que os italianos chamam o “fascinator” de “casquette” e os franceses consideram “casquete” um chapéu com viseira, ou seja, um boné.


Casquete


Fascinator


Voilette


UM REINADO DURADOURO

No dia seis de fevereiro de 2022, a Rainha Elizabeth se tornou a primeira monarca a celebrar o Jubileu de Platina, o Reinado mais longo da história. As celebrações estão marcadas para o início de junho, com a chegada do verão, com várias atividades, concursos, moedas comemorativas, selos e plantio de uma árvore para marcar o jubileu.