A TRAJETÓRIA ENTRE UM PRESENTE A UMA LOJA DE COSMÉTICOS VEGANOS


Depois de muito responder "O que é vegano?", a proprietária da loja Ilha dos Cosméticos Veganos Edina Cardim Di Chiacchio acredita que o termo já vem se popularizando. A história dela com os produtos naturais, sem adição de produtos químicos ou testagem em animais, começou com um presente do compa nheiro e braço direito no negócio. Um sabonete muito cheiroso, em forma de fruta e vegano. A paixão dela foi tanta pelo mimo, que resolveu pesquisar mais e vender. "Se você pode usar, comer, sem sacrificar um animal e ainda sem agredir o corpo, não seria melhor?", indaga a empresária.
No início, em 2019, a marca Maristela Simões, fábrica de itens totalmente naturais e artesanais do Rio de Janeiro, abriu as portas para o negócio em Uberaba. Agora, a loja é uma das primeiras, senão a pioneira, em diversidade de produtos veganos. Shampoos, desodorantes, maquiagem, esmaltes, cremes de corpo, protetor solar, velas aromáticas, esfoliantes e até máscara tonalizante para cabelos. Edina não hesita em testar todas as novidades antes de colocar nas prateleiras. Para ela, a confiança do cliente é imprescindível para dar certo neste mercado e brinca "quem usa, é igual Minas Gerais, não esquece jamais" (risos).
A loja Ilha dos Cosméticos Veganos, em Uberaba, mostra como a demanda por produtos mais naturais e veganos está em alta. O termo Cruelty Free é usado para identificar produtos que não utilizam "testes" em animais durante a fabricação. Os produtos veganos ultrapassam a preocupação com os animais e conseguem se tornar mais sustentáveis.
A última pesquisa Ibope sobre o assunto, realizada em 2018, aponta que cerca de 30 milhões de brasileiros são vegetarianos e/ou veganos. O resultado indica um crescimento de 75% em relação a 2012, quando cerca de 8% da população se declarou adepta do vegetarianismo e/ou veganismo. De olho nesta tendência, a proprietária da loja Ilha dos Cosméticos Veganos, Edina Cardim, aumentou a grade de produtos no último ano. Quase três anos após o início, algumas mudanças de casa, a paixão de Edina pelos aromas e formatos especiais dos produtos, foi um incentivo para procurar novas ideias para o empreendimento.

Junto com o companheiro, ela não mede esforços e não tem medo de arriscar em dizer que é uma das melhores lojas de produtos veganos de Uberaba e região. Hoje oferecemos produtos livres de química e somos uma loja amiga dos animais.
A empresária ainda ressalta que mesmo as pessoas não veganas também amam os produtos comercializados na loja, porque apresentam uma qualidade muito alta em relação aos que contém química.