Bruxismo é o ato de apertar e/ou ranger os dentes ou segurar a mandíbula numa determinada posição. O bruxismo pode ser dividido em Bruxismo primário e secundário. O Bruxismo primário pode estar relacionado a distúrbios do sono (Bruxismo noturno) e/ou estar relacionado a hipervigilância, concentração ou estresse, ocorrendo durante o dia (Bruxismo de vigília). O Bruxismo primário é de origem central (SNC) e não tem cura, somente controle dos danos que ele pode causar. O Bruxismo secundário pode estar associado a diversos fatores, tais como problemas respiratórios, refluxo, apnéia, medicações como fluoxetina, paroxetina, ritalina, sertralina, transtornos como TDAH, mal de parkison entre outros, e até mesmo relacionado ao consumo excessivo de café e álcool. O Bruxismo secundário, quando tratada a causa pode ser eliminado. Por isso a importância de um diagnóstico preciso e diferenciado.
Bruxismo pode trazer sérios danos ao paciente e tem como alguns sintomas, dores faciais, dores de cabeça ao acordar ou no final do dia, fratura de dentes, sensibilidade, desgastes dentários, dores no pescoço, dificuldade de abertura bucal. Existem diversas formas de tratar o bruxismo e não é somente colocando uma PLACA. O Tratamento muitas vezes é multidisciplinar, podendo envolver outras especialidades profissionais como neurologista, gastroenterologista, psicólogo, entre outros.
Se você tem algum desses sintomas procure um profissional capacitado para realizar o diagnóstico e tratamento adequados.
Se ficou alguma dúvida eu posso te ajudar. É só acessar o QRCode e me chamar.