Novas regras de enfrentamento da Covid-19 entraram em vigor hoje (20). Entre as novidades, está a permissão para eventos corporativos, festivos, sociais, familiares, além de leilões, formaturas e colação de grau.
A realização de eventos está sujeita a regras. A primeira delas é ocupação de, no máximo, 60% da capacidade do local, limitados a 200 pessoas. Outra exigência é que os promotores dos eventos precisam encaminhar formulário de declaração de saúde para a Vigilância em Saúde, no prazo mínimo de 24 horas que antecede o evento.
Antes do início, é recomendado aos participantes a apresentação de teste rápido de antígeno (Swab Nasal) para coronavírus, realizado nas últimas 24 horas. Aconselha-se também a apresentação do comprovante de vacinação. No decorrer dos eventos, ninguém pode usar os espaços para dança nem comer ou beber em pé. Devem ser mantidos o distanciamento de 1,5 metro entre as mesas e a ocupação de até 6 pessoas por mesa.
Para os bares, restaurantes, feiras livres, feiras gastronômicas e similares, além do tradicional distanciamento de 1,5 metro entre as mesas, a ocupação máxima de mesas diminuiu: agora a permissão é de até 6 pessoas. Shows, boates, festas com venda de ingressos, casas noturnas, baladas e similares continuam proibidos.
Templos religiosos – atividades com restrição de 60% da capacidade total, em concordância as demais medidas impostas no decreto.
Esporte e lazer - atividades físicas coletivas e individuais, em espaços abertos ou fechados, privados e públicos, como academias, clubes, centros esportivos, campos society e comunitário, quadras de futsal, condomínios residenciais estão permitidas. Nos espaços públicos ou fechados, com controle de acesso, também há permissão de permanência, mas sempre com distanciamento de 1,5m.
Trenzinhos infantis – circulação liberada com até 60% da capacidade total, mesmo percentual de capacidade para os parques infantis, recreativos e cinemas.
As adaptações foram definidas pelo Comitê Operacional, publicadas na noite de ontem (19) e valem até o dia 31 deste mês.