No Brasil, a previsão é de que em 2023 existirão 30,8 milhões de idosos, ou seja, 14,2% de todos os brasileiros. E como será para cada um envelhecer?
O envelhecimento é um conjunto de mudanças físicas, metabólicas, hormonais, biomecânicas, postural, mental, cultural, socioeconômico, entre outros.
Pensando na fase do envelhecer e todo o processo complexo que há entre o prevenir, tratar, reabilitar e manter a qualidade de vida na terceira idade, a fisioterapeuta Ana Graziela Jordão Silva, com sua experiência em mais de 20 anos de profissão e destes, a maioria dedicados aos idosos, resolveu montar um espaço direcionado a esse público, aliando o pilates à geriatria.O pilates, entre outros benefícios, traz para os idosos:
Atender na área geriátrica com o método pilates, sem dúvida, requer conhecimentos de patologias que serão mais frequentes no dia a dia do idoso. Para atuar nesta área com o método do pilates, o profissional deverá ser graduado no curso de fisioterapia e ter uma formação adequada para exercer o método, de forma que os conhecimentos sejam a ponte para o sucesso clínico.
Podemos citar algumas patologias frequentes: alzheimer, parkinson, artrose, osteroartrite, osteoporose, dor lombar, diabetes, hipertensão arterial.
Estúdio de Pilates Ana Graziela Jordão, um novo espaço em Uberaba, referência em idosos, tratamento adaptado com infraestrutura e profissionalismo para atender a terceira idade.
“A fisioterapia para mim, não é só uma profissão e sim, uma escolha de vida e os idosos sempre foram uma paixão. Cada dia aprendo mais com eles, por isso resolvi fazer esse cantinho só deles. É um sonho que se tornou realidade.”
Ana Graziela Jordão Silva