Por Fábio Azevedo


Você sabe o que é a harmonização orofacial? Muita gente acha que é apenas preenchimento e Botox. Mas estão enganados. O conceito de Harmonização Orofacial é sobre um conjunto de procedimentos responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face.
Ao analisarmos uma face, precisamos mensurar estruturas, diagnosticar proporções, pontos de deficiências fisiológicas e ou estruturais. Assim como entender as camadas da pele, de sustentação, de equilibrio, ter conhecimento técnico e científico para tratar o rosto de forma eficiente, com um cronograma exato, para que tenhamos resultados satisfatórios.
Muito além do Botox e o preenchimento, que são sim, peças importantíssimas dentro da harmonização facial, também contamos com outros tratamentos diversos, entre eles os bioestimuladores de colágeno, os tratamentos de pele e reconexão das camadas, os peelings em suas diversas amplitudes, os fios faciais, o PRP, o lip lift, a lipoaspiração da papada, entre vários. É preciso entender também que o próprio preenchimento facial, em suas diversas regiões da face, requer conhecimentos técnicos de anatomia, pois a face tem regiões delicadas sujeitas a maiores riscos de intercorrências e o conhecimento para resolvê-las, caso ocorram, é importantíssimo.
Conhecer a reologia dos materiais emprega dos e a exatidão das suas funcionalidades. Saber a camada exata a ser colocada e sua eficiência em cada caso é condição ímpar para o sucesso. Sem falar na arte de cada um! Harmonizar uma face é ciência, técnica, mas também é uma arte! E essa arte, além de ser própria de cada profissional, é condição especial na harmonia da face. Lembrando sempre que a naturalidade deve prevalecer e que os exageros podem desequilibrar ainda mais a beleza que queremos ressaltar e os sinais do tempo que queremos amenizar.

Claro que todos vamos envelhecer. Mas como isto vai acontecer é escolha sua! E a harmonização facial vem como mais uma ferramenta para a busca da beleza real e natural.