Dados da pesquisa anual do Instituto Rede Mulher Empreendedora (Irme), realizada no ano passado, apontam que 45% dos empreendimentos liderados por mulheres são majoritariamente femininos, contra 21% dos empreendimentos liderados por homens. Entre as que possuem sociedade, sete em cada dez têm sócias do sexo feminino. Quando mulheres empreendem, elas melhoram a vida delas, da família e de outras mulheres também.
Para incentivar o empreendedorismo feminino local, a Prefeitura de Uberaba e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram, no dia 29 de setembro, a 1ª edição da feira “Ela nos negócios”. O evento, que aconteceu no Centro Cultural SESIMINAS José Maria Barra, reuniu 30 mulheres empreendedoras e movimentou R$ 25 mil, entre vendas e prospecção de negócios.
Do ramo de acessórios personalizados, Érika Gotelip começou o negócio na pandemia e confecciona terços, chaveiros, pulseiras e outras peças exclusivas. Para ela, a feira foi uma oportunidade de divulgar o trabalho e fazer contatos. “O que eu deixo de mensagem para as mulheres é que não desistam dos seus sonhos. Empreender é um desafio diário, mas vale a pena”, diz.
No palco principal da feira, empreendedoras à frente de negócios de sucesso apresentaram a trajetória profissional e inspiraram outras mulheres. As convidadas foram Roberta Viriato, da Confraria da Gula; Thais Nascimento, da Thais Nascimento Beauty Studio; e Elaine Natalice, da Elaine Lingerie.
“Mesmo diante de desafios como: dupla jornada e até mesmo a falta de confiança, as mulheres têm ocupado espaço na busca pela liberdade financeira. Uberaba possui, atualmente, quase 23 mil microempreendedores. Desse total, 48% são mulheres”, aponta a superintendente de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Eli Foscarini.
A programação do evento também incluiu palestra sobre marketing digital e painel de empregabilidade formal comandado pelo Grupo Petrópolis e pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA). A palestra magna ficou por conta da psicóloga, ilusionista e especialista em gestão de pessoas Meiry Kamia, com o tema “A Mágica do Sucesso”.
No dia do evento, a Prefeitura de Uberaba ofereceu transporte gratuito para mulheres de baixa renda das bases dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e voluntárias do programa de varrição social “Uberaba Limpa Todo Dia”. Jovens da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI) e da Superintendência de Políticas Públicas da Juventude (Sujuv) também tiveram a oportunidade de estar presentes.
A Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Anna Maia Jampaulo destaca que a geração de renda, seja por meio do empreendedorismo, seja por meio da empregabilidade, é uma forma de romper diversas vulnerabilidades. “A autonomia financeira fortalece a mulher, faz com que ela se sinta confiante e capaz de sair de um ciclo de violência. Nesse sentido, o Poder Público deve ser uma rede de apoio, e incentivar as mulheres a conquistarem sua fonte de renda”, pontua a coordenadora.
Ainda no fim do ano passado, a Prefeitura de Uberaba lançou o projeto “Pra Elas”, direcionado às mulheres da varrição social. O objetivo é oferecer qualificação e inseri-las no mercado de trabalho, de forma a melhorar a qualidade de vida de cada uma delas. Desde o início do projeto, sete mulheres já conquistaram uma vaga formal no mercado de emprego. O Governo Municipal também intensificou a parceria com instituições de ensino profissional, ofertando mais de 1.300 vagas de cursos gratuitos para mulheres, somente em 2022. A iniciativa já chegou aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com cursos de manicure e pedicure e de recepcionista, que se encontram em andamento.
Primeira mulher a comandar Uberaba em 200 anos, a prefeita Elisa Araújo afirma que o compromisso dela com o empoderamento feminino é maior ainda. “Eu também sou empresária, venho do ramo da indústria calçadista e agora, enquanto gestora pública, a geração de emprego e renda para as mulheres é uma das prioridades do nosso governo. Por isso, trabalhamos todos os dias para oferecer oportunidade para elas.”


Crédito das fotos:  Prefeitura de Uberaba/Lílian Veronezi


Feira “Ela nos negócios”, promovida pela Prefeitura de Uberaba e Sebrae, reuniu 30 mulheres empreendedoras


Proposta da feira é incentivar o empreendedorismo feminino local


No palco principal da feira, mulheres à frente de negócios de sucesso apresentaram a trajetória profissional


Evento foi realizado no Centro Cultural SESIMINAS José Maria Barra