Em um mundo frequentemente dominado pela agitação da vida nas cidades, existe uma criança que sempre quis passar as férias no sitio dos avós: acordar cedo para acompanhar a ordenha, usar botina e estar cercado pela natureza e calmaria da vida rural.
Desde criança Carlos sempre gostou de lidar com animais rurais, principalmente as vacas, o que influenciou na escolha de sua profissão em 2015, quando ingressou no curso de Medicina Veterinária pelo Centro Universitário de Valença, no estado do Rio de Janeiro. Hoje, formado como Médico Veterinário, mora no Estados Unidos e trabalha na área de reprodução bovina, especialista em Aspiração Folicular (OPU – Ovum Pick Up).
Durante o período da faculdade, Carlos se identificou com a reprodução e genética bovina, se dedicou aos estudos e realizou estágios nessa área. Em 2019 quando completou a graduação, foi contratado pela empresa onde realizava estágio e iniciou sua carreira profissional, atuando como responsável por diagnóstico gestacional, sexagem fetal, sincronização de receptoras e inseminação artificial. Alguns anos depois, foi reconhecido pelo seu trabalho e dedicação, e uma outra empresa entrou em contato, onde mais tarde iniciou o treinamento em aspiração folicular, um procedimento realizado para obter oócitos de fêmeas bovinas para a produção in vitro de embriões. Esse procedimento de OPU é bastante eficiente quando se trata de quantidade, pois permite uma maior produção de embriões no laboratório. É uma técnica realizada com anestesia e que exige muito treinamento, dedicação e prática, pois uma pessoa com pouca experiência pode machucar o animal por exemplo. Em média, Carlos atende 30 animais por dia com a sua técnica e especialidade em aspiração folicular.
Há quase um ano morando fora, ele conta que o início foi desafiador, a rotina de trabalho mudou completamente do que estava habituado, incluindo os materiais e o seu horário de trabalho. Hoje mora no estado da Dakota do Sul – EUA, uma região desenvolvida pela força da agricultura e com grandes variações de temperaturas. Foi embora com a sua esposa Paula, e suas duas cachorrinhas, Lola e Tequila. Sente muita saudade do Brasil, mas está feliz trabalhando com o que sempre sonhou.
Fotos: Arquivo pessoal