Por Gilberto Rezende


Filho de Miguel José Árabe e Satuta Facuri Árabe, José Miguel Árabe nasceu em Santa Juliana (MG) no dia 07 de outubro de 1913. Era irmão de Elias, Geraldo, Labibe, Georgina, Maria (Mariinha) e Abrão Miguel Árabe. Estudou apenas até o antigo curso ginasial, que não chegou a completar. Desde muito cedo, Zezé, como era conhecido, trabalhou duro e com apenas 16 anos de idade viajava para São Paulo para fazer compras acompanhando seu pai, o Sr. Miguel que tinha uma loja de utilidades diversas na cidade de Santa Juliana. Foi nes

José Miguel Árabe


Numa dessas idas à São Paulo, um comerciante do ramo de atacadista insistiu com o Sr. Miguel para deixar seu filho (José Miguel Árabe) morar com ele na capital, que daria a ele estudo e trabalho, alegando que era um rapaz muito inteligente e "vivo" nos negócios. Entretanto, houve recusa com a justificativa de que o filho era fundamental na loja em Santa Juliana.

Aos poucos, destacou-se pela grande capacidade de empreendedorismo e visão, o que o levou a adquirir uma indústria de beneficiamento de cereais e algumas propriedades rurais em Santa Juliana e Uberaba, onde trabalhou com lavouras de arroz, milho e soja.


José Miguel Árabe e Terezinha


No capítulo “Visão Empresarial” em relato no livro “Fragmentos Árabes” de autoria de Jorge Alberto Nabut, pode-se ler – “A necessidade de dispersar as carências e as dificuldades da família e de parentes faz de José Miguel Árabe (Zezé) um dos homens diferenciados na grande colônia libanesa de Santa Juliana. 

Dar emprego aos jovens da colônia libanesa é uma de suas preocupações. Com visão dilatada, abre uma cunha no comércio regionalista e passa a vender cereais, direto, de Santa Juliana para Belo Horizonte, cujo acesso se torna facilitado com a inauguração da Rede Mineira de Viação. Na Estação de Santa Juliana (Zelândia), Zezé adquire uma máquina de beneficiar arroz. Com capital inicial fornecido pelo pai, Miguel Árabe, Zezé faz sociedade com os irmãos Elias, Geraldo e Abrão.


José Miguel Árabe, reflorestadores e investidores em fazenda da Triflora


A abertura das rodovias para São Paulo, que vai se tornando o maior centro consumidor do país, é promessa de novas e grandes investidas na exportação de cereais. É o período em que os caminhões principiam a trafegar com maior intensidade pelo interior através de péssimas rodovias, quando uma viagem de Dores até à capital paulista, de caminhão, não dura menos de quatro dias. Evitando o intermediário, Zezé passa a ser o principal empresário de Santa Juliana e, na sequência, um dos de maior projeção de Uberaba”.

José Miguel Árabe entre os ex-Presidentes da ACIU


Em 28 de abril de 1957 José Miguel Árabe se casou com Teresinha Carneiro Árabe com quem teve três filhos: Paulo César Carneiro Árabe, empresário e agropecuarista, casado com Valéria Franco Vilela Árabe; Marcelo Carneiro Árabe, engenheiro civil, advogado e empresário, casado com Rosa Maria Ratto Árabe e Denise Carneiro Árabe, empresária, divorciada de Carlos Castejón. 

José Miguel Árabe com Terezinha no casamento civil.


Em 1958, veio para Uberaba, onde adquiriu do empresário Reinaldo Miguel, outra indústria de beneficiar cereais - a Cerealista São Geraldo, mais tarde renomeada Cerealista Santa Juliana. 

Nessa cerealista, onde comercializava e empacotava grãos, como arroz e feijão, foi onde passou a maior parte de sua vida comercial. Tinha por hábito na compra de arroz, descascar os grãos com suas próprias mãos e já sabia a qualidade do produto sem necessitar de máquina para descascar arroz.

José Miguel Árabe recebendo Honraria.


Dentre suas atividades profissionais, em sociedade com seus irmãos, participava das empresas Eletro Central, Jomar Eletrodomésticos, Rei dos Móveis, Cerealista Santa Juliana, Grupo Triflora Reflorestamento, Armazém de Cereais em São Paulo, além de propriedades rurais. 

Em São Paulo, manteve por muitos anos um escritório de venda de cereais. Trouxe, aos poucos, os seus cunhados para trabalharem como sócios de seus empreendimentos. 

Além de raciocínio rápido, ele tinha outra característica marcante, gostar de negociar - comprar e vender. Orientava sempre que o mais importante era saber comprar, ter crédito pessoal e nome limpo. 

José Miguel tinha uma personalidade muito autêntica, realista e não escondia o que pensava, ou seja, se tivesse que fazer um comentário que desagradasse alguém, ele fazia e justificava. Cobrava dos filhos que estudassem e que também trabalhassem. Apreciava a política, mas nunca se filiou a nenhum partido e não participou de nenhuma administração pública. Gostava de ler jornais e autobiografias e assistir futebol. Foi Botafoguense, Atleticano e São Paulino, mas sua grande paixão na verdade foi o Uberaba Sport Club, onde foi presidente e diretor.


José Miguel Árabe e Terezinha


Dentre alguns legados ele dizia que era importante ajudar a família dando apoio incondicional às suas necessidades, trabalhar sempre, ter o hábito da leitura, ser honesto e ter humildade. Também considerava fundamental participar das entidades de classes, pois desta forma poderia contribuir com as necessidades das empresas, além de colaborar com outros empresários na busca de melhores soluções para o desenvolvimento do município.

Marcelo, Denize e Paulo, com a mãe Terezinha.


Nas causas sociais teve sua participação por muitos anos no Lions Clube de Uberaba Centro, onde atuava ajudando os mais necessitados, além de doações de arroz em instituições como creches e asilos. Na área esportiva foi presidente do Uberaba Sport Club (USC). 

Conhecemos o Zezé Árabe na década de 1950 quando participávamos do setor cerealista através da firma Rezende & Cia, localizada no bairro Fabricio, empresa essa que ele incorporou na Cerealista Santa Juliana, na década de 1980. Ele foi meu parceiro na criação da Associação da Indústria de Alimentação na década de 1950 e que foi transformada em Sindicato da Indústria da Alimentação de Uberaba, da qual ele foi cofundador e seu primeiro presidente. Participamos juntos da diretoria da FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, da qual ele assumiu a vice-presidência. Fomos companheiros no Lions Clube Uberaba Centro, e sócios no Grupo Triflora no qual ele foi presidente de uma empresa associada, a Floryl- Florestadora Ypê Ltda.

Fomos também companheiros na Diretoria da ACIU em vários períodos até os anos de 1970/1971, datas em que ele assumiu a presidência da Entidade. Em 1972 tomou posse como presidente do Conselho Consultivo. Em sua gestão na presidência da ACIU, José Miguel Árabe formou sua diretoria com empresários líderes em seus segmentos, entre eles Nassim Miguel Hueb, Rubens Dornfeld, Pedro Elias Miziara, Bernardo Pucci, Alisio Prata, Aziz Mansur Sobrinho, Sauro e Nelson Bóscolo, Mousinho Teixeira Leite, Bruno Martinelli, Ronaldo Benedito Cunha Campos, José Maria Barra, Jorge Zaidan, Alcides Misson, Artur Magnino e Sultan Mattar.


Marcelo Árabe com a esposa Rosa Maria (Rosinha), os filhos José Miguel Árabe e Vinicius Árabe


Foram dois anos de intensa atividade na qual ficou evidenciado que o presidente José Miguel Árabe, dotado de espírito associativista, queria deixar sua marca na Entidade. Conhecia as carências do setor empresarial. Com muita coragem, enfrentou os desafios e abriu caminhos para buscar soluções. Destacam-se em sua gestão as providências para implantação dos Cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis; a intensa batalha junto ao governo do Estado para implantação dos Distritos Industriais e junto à Cemig para disponibilizar energia para essas áreas; as gestões para a expansão da rede telefônica; empenho junto ao governo do Estado para a conclusão das obras do Fórum Melo Viana e para a criação da 4ª. Vara Criminal, em parceria com a OAB.


Paulo César com a esposa Valéria e os filhos: Camila, o marido Bruno e os filhos José Paulo, Maria Catarina e Maria Roberta; Paula e o marido Diego, com a filha Manuela; Felipe e a namorada Raissa


No setor de transportes, sua luta sem esmorecimento para o governo federal estender a BR 262 até Frutal; junto ao DER para a construção de uma via de acesso à Sacramento e reivindicação para que a Aeronáutica ampliasse a pista de pouso e decolagem, para 2.500 metros. 

No setor florestal deu especial atenção para todas as empresas de reflorestamento da cidade, responsáveis por milhares de empregos e criadoras de um novo pilar econômico na comunidade. Para reforçar esse segmento, colaborou com a implantação da ART-Associação dos Reflorestadores do Triângulo.

Denise com o filho, Tiago, a nora Raquel e o neto Augusto


Por meio século vinculados pela amizade e pelo associativismo, podemos afirmar que Zezé, um empreendedor nato, teve uma participação muito ativa no desenvolvimento de Uberaba. Esse desprendimento que José Miguel Árabe sempre demonstrou quando os assuntos eram de natureza comunitária, granjeou a admiração de toda Uberaba, demonstrando esse reconhecimento através de honrarias. Entre as homenagens recebidas podem ser destacadas: 

- Título de Cidadão Uberabense pela Câmara Municipal de Uberaba em 1971; - Título de Empresário Destaque do Interior em 1971, pela FIEMG em Belo Horizonte; 

-Título de Mérito Industrial do ano de 1988 do Estado de Minas Gerais, promovido pela Federação das Indústrias (FIEMG). 

-Troféu Palma de Ouro. 

- Título de Industrial Tradição em 1994, promoção do Jornal Lavoura e Comércio, ACIU e Jornal da Manhã. Já com 81 anos, “Visivelmente emocionado com o título. José Miguel Árabe comentou de maneira simpática, sua visão acerca do momento econômico, principalmente quando diz que os empresários fazem constantes “malabarismo” para se safar dos juros altos e empréstimos bancários”. (Jornal Lavoura e Comércio).


Denise com a filha Fernanda e os netos Luca, Gabriel e João Pedro


José Miguel Árabe faleceu em 20 de outubro de 1995, ao completar 82 anos, deixando 3 filhos: Denise, Paulo e Marcelo, 7 netos (04 homens e 3 mulheres) e 3 bisnetos (1 menina e 2 meninos). O exemplo de sua vida é um orgulho para as famílias sírio-libanesas das comunidades regionais e Uberaba divide com Santa Juliana a honra de ter o nome de José Miguel Árabe inscrito na Galeria dos Grandes Líderes do Triângulo Mineiro. 

“José Miguel Árabe” é hoje nome de avenida no Parque dos Buritis em Uberaba.


Fontes – Marcelo Carneiro Árabe. - Jornal Lavoura e Comércio. - Jornal da Manhã. - ACIU. – Livros: Fragmentos Árabes de Jorge Alberto Nabut e História da ACIU, 90 Anos de Maria Antonieta Borges e Indiara Ferreira.