Jornalista Isabel Minaré
Comprometidas, exigentes e unidas desde sempre. A sintonia acompanhou a adolescência e a juventude até o ponto de transcender o sistema familiar e migrar para os negócios. As irmãs Laís e Taís Navarro Pereira, de 30 e 34 anos, respectivamente, criaram a San Steban, grife e primeira rede de franquias de moda equestre do Brasil. Direto de Bagé (RS), elas conquistam o país e o mundo com peças de altíssima qualidade e um sistema inovador de gestão.
Laís e Taís vivem entre os meios rural e urbano. Em suas idas e vindas entre a cidade e o campo, havia desgaste e perda de tempo nas trocas de roupa. No meio do problema, enxergaram a primeira oportunidade de negócio: criar uma loja de roupas com peças para serem usadas nos dois espaços de forma prática e elegante. Assim como elas, pensaram que poderiam existir outras pessoas com a mesma dificuldade. Tinham razão. A necessidade do mercado, ou seja, a existência de potenciais clientes era grande. “Quando a San Steban vai vir para a minha cidade?”, ouviram em 2012, já no primeiro ano. “Como faço para ter uma San Steban?”
Atentas, curiosas e dispostas perceberam a segunda oportunidade comercial e decidiram formular a rede de franquias San Steban, pioneira no Brasil voltada para a moda equestre. O novo passo foi dado com planejamento, segurança e sustentação. “Não vendemos ideia, mas realidade. Somos uma empresa consolidada, testada e que dá certo”, afirma Laís Navarro Pereira, diretora de operação. As franchises são multimarcas e oferecem uma série de vantagens. Uma delas é a liberdade. “Se você quiser receber ordem, tem que ir para outra franquia”, brinca Taís Navarro Pereira, diretora de expansão. Isso porque cada franqueado pode até escolher como decorar a própria loja. A independência é fruto do respeito às tradições de cada região. Em outras palavras, uma loja em Minas Gerais não será igual a de Santa Catarina, pois cada estado possui sua identidade cultural.
Outros benefícios são treinamento e assessoria, feitos de forma presencial ou on-line. “Não precisa chegar com conhecimento. Nós capacitamos o profissional de qualquer área para gerir e vender”, relatam. Para montar o estabelecimento, a rede incentiva a agilidade. “Não fazemos o franqueado investir em um frete mais alto ou em um prestador vindo do Sul, sendo que ele pode ter a mesma qualidade de serviço com uma equipe da própria região.” Hoje, a rede conta com 29 unidades difundidas em oito estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal). Os franqueados têm exclusividade de lojas nos municípios e prazo de retorno do investimento de até três anos. San Steban significa resultado e qualidade de vida.
Durante todo o envolvimento com a rede, as irmãs começaram a sugerir modelos de peças para as fábricas fornecedoras. No entanto, nem todas as vezes, tinham as expectativas atendidas. Foi aí que constataram a terceira oportunidade potencial. A grife San Steban nasceu em 2015 com foco nos estilos urbano, rural, polo, hípico e country. Com o slogan “O rústico na medida certa do sofisticado”, a marca dispõe de vestuário, calçados, acessórios e linha casa. Ela veste homens e mulheres com tamanhos do 34 ao 54.
O diferencial está na releitura de peças clássicas, como culote e bombacha (atual carro-chefe), para possibilitar o trânsito campo-cidade. A matéria-prima é selecionada para oferecer resistência, mobilidade, durabilidade e tecnologia aos produtos. “Nossos clientes normalmente trabalham em fazendas, lidando com lavoura e animais, debaixo de sol e chuva. Eles precisam estar confortáveis e protegidos para exercer as atividades da melhor forma”, esclarecem. Cada etapa de desenho, modelagem, corte, montagem, prova e acabamento é acompanhada de perto pelas empresárias, unidas com uma equipe afinada e especializada. O piloto é testado à exaustão. Mesmo com o processo industrial, as peças não são feitas em grande escala porque passam por análise humana criteriosa e detalhista. A marca gera 500 empregos indiretos aproximadamente.
Engana-se quem pensa que por ser do Sul, a grife San Steban trabalha apenas com peças tradicionais da região. Não. Ela satisfaz os gostos de qualquer parte do Brasil e até do exterior. Oferece um amplo catálogo que vai desde o cropped até a capa. Tem regata, camiseta, polo, camisa, fleece, casaco, jaqueta, blazer, colete, manta, short, calça, cinto, bolsa, carteira, alpargata, bota, botina, mateira, térmica, cuia, bomba, abridor de garrafa, taça, porta-copo, louça e muito mais.
Para outras pessoas, pode parecer que a San Steban tenha prosperado por pura sorte. Mas, para chegar à excelência nos três produtos (loja, rede de franquias e grife), Laís e Taís tomaram atitudes profissionais diante das diversas oportunidades. Atenção ao que acontece ao redor, compreensão às tendências de mercado e muito amor ao trabalho fazem da San Steban um dos nomes mais conceituados na atualidade.
Taís e Laís Navarro