Dri Vieira


Na história, elas assumiram diversas formas, tamanhos e até cores; veja como o padrão das sobrancelhas já mudou! 

Vimos formatos e tamanhos de todos os tipos, que acompanhavam os padrões de beleza de cada período. Sabemos que a sobrancelha emoldura nosso olhar e nesses tempos de pandemia, mais do que nunca passamos a dar nosso reino por um par de sobrancelhas vistosas. A última tendência (que já dura há alguns anos) é usar sobrancelhão! E para alcançar o padrão Cara Delevingne vale quase tudo: lápis, sombra, micro pigmentação e receitinhas milagrosas como vitamina B5 e óleo de rícino. Mas a moda nem sempre foi sobrancelha à la Frida Kahlo. A verdade é que o tamanho e o formato da emblemática moldura dos olhos sofrem mudanças junto das tendências de moda e maquiagem. Há 10 anos, ser “sobrancelhuda” era esquisito e “fazer a sobrancelha” se resumia a um arsenal de pinça, tesourinha, lâmina e cera de depilar, tudo para arrancar os pelos da área. Isso sem contar a depilação a laser da glabela - aquela área entre uma sobrancelha e outra que, em alguns casos, dá origem à famosa monocelha. Aliás, na Grécia Antiga acreditava-se que a mulher que nascia com as sobrancelhas emendadas era abençoada pelos deuses - por isso, o costume da época era pintar a glabela com pó mineral, hábito adotado também por Cleópatra, que usava o artifício para deixar as sobrancelhas mais escuras. Curioso, não? 

Nos últimos 100 anos, vimos quase tudo: sobrancelhas finérrimas, medianas, naturais, geométricas, arredondadas, com piercing - quem aderiu, hoje carrega a marquinha ou uma falha de lembrança - e até coloridas. Vamos rememorar todas elas?


1920


Os anos 1920 foram muito estilosos. As mulheres caprichavam na produção para ir a teatros e óperas. A vida cultural era tão intensa que a maquiagem imitava a arte: batom carmim, boca em formato de coração, olhos marcados e as sobrancelhas finas, arqueadas e alongadas, como se fossem um fio só. A década de 1930 não enjoou desse estilo de sobrancelha, pelo contrário: Greta Garbo, a musa da época, usou e abusou da sobrancelha fininha.   


1940


Nos anos 1940, a sobrancelha dá uma engrossada. A moda daquele momento era arquear bastante - ela começa grossa e vai terminando gradativamente mais fina, tornando-se a grande estrela da maquiagem, que se torna mais minimalista.   


1950


Na década de 1950, a tendência da sobrancelha estilo “acento circunflexo” continua. Um dos grandes ícones “sobrancelhístico” da época foi a atriz Audrey Hepburn, que as mantinha grossas e pretas, reforçadas com lápis. Os cílios também eram caprichados, conferindo um olhar de boneca (de luxo, né?).

Outra diva das sobrancelhas arqueadas foi ninguém menos do que Marilyn Monroe, que as usava na cor marrom para aproximá-las do loiro das madeixas. Sophia Loren fecha com chave de ouro a tendência mais duradoura do século: suas sobrancelhas robustas formavam um arco perfeito.   


1960

1960


Em 1960, as sobrancelhas voltam a ficar mais finas, mas ainda arqueadas e chamativas, como as da diva Diana Ross. Os olhos marcados voltam com força e a dona da banca é a modelo Twiggy, criadora da minissaia. Nessa época, os cílios postiços viram febre e o famoso “olho tudo, boca nada” faz o maior sucesso. 


1970


Nos anos 1970, a sobrancelha continua a ser fina, mas não tanto quanto foi durante os anos 1920. Entretanto, ela é menos destacada do que no início do século, já que não é tão alongada assim. Sobrancelhas mais naturais, sem o apoio do lápis, também têm sua vez, mesmo que ralas ou com falhas.   


1980

1985


Nos anos 1980, a sobrancelha venceu. Foi a fase dela bem grossa e natural. Pelos abaixo do desenho da sobrancelha, próximo às pálpebras, eram mais que permitidos, assim como nas glabelas, ou seja: nem mesmo dar uma “limpada” na região era um hábito. Aliás, a sobrancelha “despenteada” era o máximo, e não importavam de qual cor os cabelos eram tingidos - ainda que loiros ou ruivos, as sobrancelhas continuavam da cor natural. Madonna, inclusive, as usou escuras e enormes, contrastando com o cabelo platinado. Outras “sobrancelhudas” notáveis foram Brooke Shields e Malu Mader, que resistiu bravamente e as mantiveram grossas mesmo quando elas saíram de moda. Parabéns, Malu!


1990


Kate Moss aparece com elas afinada nos anos 1990 e nada mais precisa acontecer: automaticamente a regra da sobrancelha mínima está ditada e a pinça, então obsoleta, volta a ter seus momentos de glória. Angelina Jolie também faz parte do movimento inverso ao dos anos 60, que agora valoriza lábios muito mais que os olhos.   


2000


Nos anos 2000, elas continuam finas, embora jamais superem a ousadia dos anos 20 - inclusive, a maquiagem passa a ser bem clean: um blush leve e gloss transparente (quem lembra?). No Brasil, a onda é fazer as sobrancelhas no salão de beleza, acompanhando a escova e a chapinha. É também no início da década que o piercing na sobrancelha entra na moda - quem teve a coragem de passar pela dor, ficou com uma cicatriz e, às vezes, uma falha na sobrancelha como lembrança dos velhos tempos. 


2017


Além de ter engrossado novamente, a sobrancelha nunca foi levada tão a sério quanto agora: existe até designers de sobrancelha! E o modismo do momento é a micro pigmentação 3D, que promete sumir com falhas e deixar a sobrancelha mais preenchida. A diferença dos anos 80 para a contemporaneidade é que, agora as sobrancelhas são super produzidas, geométricas, sem pelinhos fora do lugar. A naturalidade de outrora deu lugar aos procedimentos estéticos e a centenas de tutoriais da sobrancelha perfeita no YouTube. Os últimos anos podem ser caracterizados como a era dos procedimentos estéticos dentro da evolução das sobrancelhas. 

Começamos a valorizar mais a sobrancelha enquanto característica essencial na harmonização do rosto. Ou seja, na hora de escolher o design perfeito, passamos a levar mais em consideração as características de cada rosto.   


Tendências 2021/2022 


Sobrancelhas emplumadas, inexistentes e coloridas

Se você gosta de estilos ousados e indefinidos, no ano que vem você pode liberar sua criatividade. Será introduzido o uso de cores, novas linhas e até texturas. O melhor de tudo é que existem estilos que podem ser combinados e você não terá que se contentar com um. Afinal, o uso de maquiagem não ficará mais limitado às pálpebras e cílios. 2022 chegará com tendências futurísticas e um tanto polêmicas. Mas, não se preocupe, quando se trata do mundo da beleza há espaço para todos os estilos. As sobrancelhas para o ano que vem também têm opções para quem adora usar um look mais clássico. Isso mesmo, você não precisa arriscar muito para ficar espetacular.



Sobrancelhas limpas e naturais

Tudo o que você precisa fazer é dar às suas sobrancelhas um tratamento simples para ficarem na moda. Basta defini-los com uma depilação precisa para mostrar sua beleza natural. Se seu formato for um pouco irregular, não se preocupe. Você só precisará aplicar um pouco de gel para acentuar seus ângulos. Você quer esse estilo para começar o ano? Esqueça o lápis, corretivo, sombra ou qualquer outro produto cosmético. Dar um descanso às sobrancelhas também estará na moda!  



Sobrancelhas emplumadas

Suas sobrancelhas são assimétricas? 2022 será o ano perfeito, para você usá-las totalmente despreocupadas e desgrenhadas. Para acentuar essa característica, você só precisará seguir três técnicas que não falharão: 

  • penteie-os em contradição; 
  • divida-os em partes;
  • escove-os para os lados opostos.

Se você gosta de looks descontraídos, essa tendência é perfeita para você. Se você não tem muito cabelo nessa área, pode usar lápis para criar a ilusão de volume. Você também pode respeitar a quantidade de cabelo que tem nas sobrancelhas. Além disso, você não precisará de muitos retoques. Experimente este estilo e você terá uma aparência nova e jovem.   



Sobrancelhas quase juntas ou masculinas

Você pode mostrar suas sobrancelhas no estilo de Frida Kahlo. Este estilo também é conhecido como ‘Chalamet’, em homenagem ao ator Timothée Chalamet. Assim como ele, você não terá que se preocupar em ter essa área do rosto muito cheia. Se preferir, você pode adicionar seu próprio toque tornando as um pouco mais finas. Você só precisa ter certeza de que elas fiquem um pouco juntas.



Dri Vieira

Consultora de Imagem e Estilo Pessoal.


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook