Jornalista Rose Dutra 

Fotos: Imagem Go


Entre mulheres com belas histórias de competência, dinamismo e empatia, o Shopping Uberaba premiou no dia 30 de abril, as três vencedoras do concurso Empreenda Mulher, promovido para marcar a importância da mulher no mercado de trabalho, suas lutas e vitórias para conseguir empreender e, principalmente, administrando com inteligência emocional os transtornos trazidos pela pandemia do novo coronavírus. As premiadas são Lumi Machado Ito, da Constance Shopping Uberaba; Magda Beatriz Borges Moreira, da Jolie Moda Feminina, e Millena Gomes Ferreira, da academia Cia Fit e Cia de Lutas Millena Gomes. Elas ganharam uma joia personalizada com o símbolo do Shopping, assinada pela Joalheria Cardoso, além de bela cesta com produtos saudáveis para serem degustados em suas casas ou ambiente de trabalho. A entrega foi feita pelo presidente da Assoceu, Leonardo Rossetti, a vice-presidente da entidade, Camila Borges, e a conselheira da associação, Patricia Helena Borges Cunha. 


Magda, Lumi e Millena vencedoras do concurso Empreenda Mulher


Foram convidadas para compor a Comissão Julgadora, cinco expoentes do empreendedorismo feminino em Uberaba: Eli Foscarini, presidente do Sindicato da Indústria de Alimentação de Uberaba/Fiemg; Daiana Rodrigues Souza Costa, analista de Negócios do Sebrae, Juliane Lopes da Silva, supervisora pedagógica do Senac; Silvânia Perez Pinti, diretora da Aciu-Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, e Vânia Magalhães Moreno, diretora da CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas, que selecionaram oito mulheres. 

Entre dezenas de inscrições, Eli, Daiana, Juliane, Silvânia e Vânia elegeram as donas das oito mais inspiradoras trajetórias. São elas: Erica Cristina Ferreira Gonçalves, Fernanda Felício Manso Bisinoto, Lumi Machado Ito, Magda Beatriz Borges Moreira, Maria Paula Mendes dos Santos Cardoso Carvalho, Michelle da Silva Alves, Millena Gomes Ferreira e Roberta Ventes. No período de 10 a 28 de abril aconteceu a votação popular por meio de link disponibilizado no site do Shopping. Entre quase 22 mil votos, Magda, Lumi e Millena receberam o maior percentual da votação popular. 

Lumi, Magda e Millena têm fascinantes histórias de vida. "Pra quem começou vendendo frutas na feira, este reconhecimento me emociona muito", disse Lumi, que além deste prêmio, teve a Constance reconhecida como a melhor loja de shopping entre todas da rede, no fim do ano passado. Magda começou como sacoleira, o que conta com orgulho; sua loja acaba de completar dez anos de sucesso. Millena é lutadora na vida e no tatame. Apaixonou-se bem cedo pelo universo de lutas e começou a ensinar na garagem de casa. Hoje é proprietária da academia Cia Fit e da Cia de lutas, que tem seu nome. 

As três vencedoras entendem que a premiação representa um estímulo para que elas sigam superando desafios, sem perder o foco no crescimento e na valorização de suas equipes. A gerente de Marketing, Lucy Jardim enfatizou que o propósito do Shopping é elevar a cidade e valorizar os seus talentos. Ela disse que, embora o cronograma do concurso tenha sido alterado pela pandemia, prevalece o objetivo de marcar o mês em que se comemora o Dia da Mulher (8 de março).         


Lucy e o presidente da Assoceu, Leonardo Rossetti, durante o evento de premiação


As vencedoras  


Lumi Machado Ito 


Lumi recebe o prêmio das mãos da conselheira da Assoceu, Patricia Helena Borges Cunha


Filha de pai feirante e mãe costureira, formou-se em Nutrição em 2004, fez MBA em Gestão Empresarial, Practitioner e Coach e trabalhou 12 anos em uma multinacional. Após tantos anos de dedicação foi desligada da empresa e, naquele momento, decidiu que ninguém mais iria ter a oportunidade de desligá-la. Iniciou o processo seletivo na franquia de calçados femininos da qual era cliente em outras cidades e foi selecionada com o marido Leandro de Oliveira. Vieram os desafios, mas deu tudo certo. Quando veio a Covid -19, imediatamente chamaram as clientes no WhatsApp e começaram a venda delivery. Inovaram na marca que não trabalhava com o sistema de vendas on-line. No mês passado, receberam o prêmio de franqueados destaque de 2020 em vendas delivery e ainda ficaram entre as três melhores lojas de shopping do pais em toda a rede (182 lojas). “Hoje estamos com duas lojas na cidade, apesar do momento econômico pelo qual passamos. Temos muito trabalho a fazer e já estamos com outras ideias para inovar pensando fora da caixinha.” 


Magda Beatriz Borges Moreira 


Magda Moreira tem o prêmio entregue pelo gerente comercial do Shopping Uberaba, Luis Fernando Gobbo


Depois de trabalhar por um tempo como sacoleira, vendendo lingerie, em 2011, realizou o grande sonho de abrir sua loja, a Jolie Moda Feminina, que neste ano completa dez anos. Ela enfrentou muitos desafios para divulgar sua marca até alcançar visibilidade e conquistar uma expressiva carteira de clientes, trabalhando com vários tipos de produtos, além de roupas, também acessórios, calçados e até pratas. Sempre valoriza sua cliente, com seus vários tipos de corpo e estatura, da numeração 36 até Plus Size. A loja cresceu potencialmente no Instagram e ela abriu novos canais de comunicação com os clientes. A loja começou pequena e já passou por ampliação e nova decoração. Acredita que o empreendedorismo está no seu sangue, pois desde muito nova, correu atrás dos seus sonhos. “Ver que estou entre as finalistas do concurso Empreenda Mulher me deixa muito feliz e emocionada. Agradeço cada voto da comissão julgadora e às minhas clientes, pois sem elas nada disso seria possível”. 


Millena Gomes Ferreira 


Millena Gomes é premiada pela vice-presidente da Assoceu, Camila Borges


Seu sonho era ser professora. Faixa preta em Tae-kwon-do e sempre apaixonada pelo esporte, quando ainda estava na faculdade, seu professor a convidou para dar aula de arte marcial infantil e ela aceitou na hora. Um tempo depois ele fechou a academia, ela procurou outras em Uberaba que poderiam abrir as portas para ela e seus aluninhos. Duas aceitaram. Logo começaram os desafios. Uma mulher dando aula de luta? Ela é capaz? E alguns questionamentos a atingiram. Ela queria ministrar aula de luta só para mulheres, mas não conseguiu espaço. Começou a ensinar na garagem de casa, mas logo abriu a Companhia de Lutas Millena Gomes, em um espaço maior, pelo qual ela batalhou muito. E, depois, abriu a Cia Fit, academia de musculação. Assim, hoje tem sua academia, seus funcionários, uma modalidade própria de luta para mulheres, em que trabalha além do físico com elas, também o empoderamento. “A sensação é de felicidade e orgulho por ser uma das empreendedoras escolhidas. Estou muito grata, pois não estão sendo dias fáceis. Ainda quero inspirar e ajudar muitas mulheres”.


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook