Por Silvia Regina Santos Resende


Uma dúvida frequente dos nossos clientes é sobre qual o tecido ideal para a fabricação das cortinas. Isso depende do ambiente em que ela será instalada. 

Em salas de estar por exemplo, não há necessidade de usarmos blackouts, pois devem ser locais claros e confortáveis. Neste caso, podemos lançar mão de tecidos leves como organzas, linhos ou sedas para quem gosta de um pouquinho mais de brilho. 

Se a incidência de sol incomodar, pode-se utilizar um forro ou dublar o tecido, ou seja, usar o mesmo tecido na frente e atrás, uma cortina dupla. Esta é uma opção ideal, principalmente quando existem portas de vidro ligando um ambiente ao outro, pois quem está vendo a parte detrás da cortina tem a mesma visão de quem a vê pela frente. Em vidros que ficam na fachada das casas também é uma boa opção. 

Já para os quartos, o ideal é que sejam utilizados os blackouts. Mesmo com esquadrias de alumínio a luminosidade passa pelos furinhos e causam um certo incômodo. Quem não gosta de dormir em um quarto escurinho, não é mesmo? Existem os blackouts com 70, 80 e 100% de vedação da luz. Essa escolha depende do perfil de cada pessoa. Alguns gostam de um quarto bem escuro, sem nenhuma fresta de luz, outros já preferem uma penumbra. Junto com os blackouts podemos utilizar outro tecido na frente da cortina para dar leveza ao ambiente. Durante o dia, quando ninguém estiver dormindo, podemos deixar o blackout recolhido e abrir o tecido da frente, assim o quarto vai continuar claro, mas com um toque de requinte e elegância. 

Nos escritórios, as persianas de madeira, painéis, cortinas rolôs, romanas ou double vision são ótimas apostas, mas também podem ser utilizadas as cortinas de tecido com forro ou ainda com blackout, se for um escritório reversível, utilizado como quarto quando necessário. 

Em cozinhas, varandas, sacadas e lavanderias podemos utilizar cortinas? Nestes ambientes o ideal é a utilização de tecidos sintéticos, como as telas solares. Estes são tecidos que podem ser higienizados ou até lavados no próprio local, não propagam chamas e ainda bloqueiam o sol sem escurecer o ambiente, afinal não queremos uma cozinha ou lavanderia escura! O fator de abertura da trama do tecido depende da incidência dos raios solares no local, existem as tramas mais abertas como 10, 8 e 5% e as mais fechadas como 3 e 1%. 

Além da estética, as cortinas são excelentes aliadas no controle de luminosidade e conforto em nossas casas e, quando bem indicadas, podem permanecer no mesmo local anos afora!