Por Silvia Resende


Velhos demais para decoração infantil e novos demais para decoração de adultos, então qual o tipo de decoração mais adequada para os nossos adolescentes?

Sabemos que hoje em dia não existem regras para decorar os ambientes, usar a nossa identidade, nossas lembranças, o que nos traz conforto e bem estar é o mais indicado.

Geralmente eles preferem os tons de preto e cinza e temas como jogos de computadores ou algum tipo de esporte. Os papéis de parede de tijolinhos, cimento queimado e os geométricos são as opções mais escolhidas, deixando o quarto mais moderno e descontraído. Além disso, até mesmo na idade adulta, ainda podem continuar usando.

Quadros com gravuras dos cantores favoritos ou ídolos do esporte também são boas apostas! Lembro que na minha época colava vários pôsteres nas paredes e nas portas do guarda roupa. Ainda podemos fazê-lo, porém de uma forma mais organizada, sem poluição visual.

Quanto às cores das paredes, as tonalidades neutras são mais recomendadas, deixando os detalhes para colchas, objetos de decoração, almofadas, quadros e tapetes, que podem ser trocados conforme o desenvolvimento e crescimento dos nossos filhos.

As cortinas também podem ser mais neutras, já que são objetos de decoração que duram por muitos anos, mesmo trocando a decoração elas podem continuar. 

Uma das coisas mais estressantes são as roupas jogadas por todo canto, então porque não usar um cabideiro, existem muitas opções descontraídas e muito funcionais.

Para as meninas, as penteadeiras também ganharam novas versões mais modernas, com espelhos iluminados e cores diferentes. Além de enfeitarem o quarto também ajudam a manter o ambiente organizado.

Os tapetes coloridos e com formas orgânicas também podem ser usados para deixar o ambiente mais alegre e divertido. São peças fáceis de trocar e, além de enfeitar, trazem conforto ao levantar da cama nos dias mais frios.

Outra ideia legal para o quarto decorado é investir em um projeto de iluminação que conta com trilho de luz ou quem sabe luminárias pendentes com um design mais característico por linhas geométricas.

Painéis ripados e tintas ou papéis de parede onde o adolescente posso escrever e desenhar também dão um ar mais despojado ao ambiente.

Seja qual for o perfil, são muitas as opções disponíveis no mercado para deixar o espaço funcional e arrojado.