Por Silvia Resende
Cada vez mais os lofts são tendência. São imóveis com espaço aberto, sem paredes ou divisórias, quase sempre, separando do espaço aberto apenas o banheiro. São moradias ideais para pessoas solteiras ou casais sem filhos por ser um ambiente mais descontraído e integrado.
Ao contrário do que parece, decorar esse tipo de imóvel não é uma tarefa fácil, pois é necessário integrar, mas ao mesmo tempo separar os ambientes de uma maneira funcional e harmônica.
Por exemplo, a parte de marcenaria. Como não existem muitas paredes dividindo os ambientes, deve ser bem planejada para que haja lugar para guardar os utensílios de cozinha, roupas e sapatos, gavetas para documentos, etc. Além dos armários fixos nas paredes, também é uma boa ideia utilizar balcões mais baixos, que além de gavetas e portas, também servem para apoiar televisão, adornos, bandejas com taças e copos entre outros.
O cimento queimado associado a detalhes de madeira e iluminação com um estilo industrial são excelentes apostas de decoração. Cortinas do teto ao chão para alongar o pé direito, utilizar os próprios móveis para fazer a divisão dos ambientes, revestimentos rústicos como os tijolinhos e cimentícios também compõem muito bem a decoração deste tipo de moradia.
Mas nada impede que seja feita uma decoração delicada e clean, tudo depende do perfil do morador. Tanto o estilo clássico como o contemporâneo podem ser utilizados neste tipo de ambiente. Que tal um cantinho com recordações de viagens, por exemplo?
O espaço pode não ser tão amplo, mas deve ter a cara de quem mora ali. Funcionalidade e conforto são os aspectos que devem ser levados em conta, e porque não colocar um pouco de personalidade nos detalhes, não é mesmo?!