Por Silvia Resende
O cobogó é uma opção incrível e certeira para quem busca versatilidade, elegância e um toque único no ambiente. Sendo uma das peças decorativas mais adaptáveis do mercado, combinando com áreas externas, internas e até ambientes corporativos.
São elementos vazados, criados em 1929 por dois comerciantes e um engenheiro pernambucanos que usaram as iniciais dos seus sobrenomes para compor o nome “co-bo-gó”: Coimbra, Boeckmann e Góes. O desenho foi inspirado nos muxarabis, elementos vazados de origem árabe com tramas pequenas, feitos de madeiras. Eles foram pensados para sacadas e janelas de casas com intuito de trazer mais privacidade. Além da madeira, atualmente os cobogós também são produzidos em concreto, vidro, cerâmica e até mesmo porcelana.
Além da função decorativa, os cobogós permitem a entrada de iluminação e ventilação no ambiente e também podem ser usados para separar os ambientes interno e externo. Ele se adapta facilmente a diversos estilos de decoração tanto de casas mais sofisticadas quanto de casas simples.
O cobogó de vidro, por exemplo, é perfeito para quem quer levar mais leveza aos ambientes, principalmente em ambientes com um estilo mais moderno e clean, já o cobogó cerâmico pode ser encontrado em diversas cores, uma vantagem para colocar mais cor na decoração de ambientes neutros, além de combinar com diversos estilos de decoração, enquanto isso o cobogó de concreto é muito utilizado em decoração de ambientes com estilo industrial, decoração rústica e também para áreas externas.
Em quais lugares podemos usar o cobogó?
Em fachadas, compõem perfeitamente com revestimentos 3D, madeira e concreto, podem ser usados de maneira criativa, abusando das cores e do design. Podem ser usados também para separar cozinha da lavanderia, varanda gourmet da área de piscina, e ainda colocar plantas, folhagens e samambaias penduradas nele. Em ambientes corporativos, as peças em madeira são muito elegantes e combinam perfeitamente com o local.
Nos lofts ou apartamentos pequenos, também podem ser usados para dividir ambientes sem perder a ventilação e a luminosidade, além de deixar o ambiente mais moderno e descontraído.
Se a sua casa não tiver um hall de entrada, uma parede de cobogó pode ser uma solução simples e de baixo custo para criar esse pequeno ambiente na entrada, trazendo um ar de mistério para os convidados e separando a porta da sala de estar. Nos corredores também são uma ótima opção.
Os preços variam conforme o material, com opções de R$ 15,00 a R$ 150,00 a peça, em média.
Desta forma, o cobogó é uma opção super versátil, que pode ser aproveitado de maneira criativa e funcional, trazendo mais aconchego, leveza e modernidade à sua casa ou ambiente de trabalho.