Por Alê Roso
Colaboração: jornalista Isabel Minaré
Visitei a CASACOR São Paulo 2024 e fiquei surpresa com tantas novidades! Amo trabalhar com a arquitetura porque ela é feita por profissionais criativos e se renova a casa dia. A vida muda e a arquitetura e o design se adaptam a ela para proporcionar novas sensações de morar, trabalhar e existir. Agora, vamos às tendências mostradas na maior feira do setor da América Latina focadas em sustentabilidade:
PEUGEOUT
A Peugeot patrocinou um jardim com a flora tropical que é, em outras palavras, uma garagem. O ambiente foi criado com um pergolado para guardar o lançamento da marca e o piso de tijolo de barro rodeado por um paisagismo inovador, bancos de madeira reaproveitada e luminárias de cerâmica. É o combo perfeito formado por design, tecnologia, arquitetura e sustentabilidade.
Viver e contemplar!
CASA QUE ABRAÇA
A Casa Legado, projeto do escritório Carol Miluzzi Arquitetura, traz o aconchego como foco. Ele é transformado em realidade através dos móveis garimpados e de acervo próprio, além do uso de revestimentos em madeira de demolição e bambu.
Madeira no teto e móveis garimpados mostram a sustentabilidade da Casa
DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA NA COZINHA
Escolhas e atitudes sustentáveis podem ser tomadas por qualquer pessoa e cabem em todos os lugares. Prova disso, é a Cozinha Torno, da Mandril Arquitetura. Ela teve como ponto de partida a modelagem com o barro. Vasos, bases de luminária e revestimentos cerâmicos artesanais que compõem o tampo da mesa foram feitos pelos próprios profissionais da Mandril. Ademais, a cozinha tem tijolos ecológicos, bancadas de concreto queimado e eletrodomésticos com eficiência energética. É um olhar 360° para a vivência num mundo melhor!
Cerâmica sensorial faz o visitante ser abraçado pela cozinha
CLIQUES DA VIAGEM
(Parceria publicitária: Ale Roso Arquitetura)
Ale Roso Arquiteta e urbanista - CAU/MG: A93403/8, especialista em Saúde Pública pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), conselheira do IEATM (Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro) e da AUREA (Arquitetos e Urbanistas Reunidos e Associados) e uma das idealizadoras do Projeto Atma – Grupo Doze Guerreiras.