Ale Roso


Colaboração: jornalista Isabel Minaré 

Fotos: arquivo pessoal e Prefeitura


Os valores humanos operam como um guia para a vida. Eles são bússolas em momentos de decisões. Representam as características e crenças e cada um. De valor em valor, a história é construída. O quadro “Gente de valor” de hoje apresenta Pedro Arduini. 



Gente de valor: Pedro Arduini 

"Ore, trabalhe e leia". Esse era o lema da Ordem dos Beneditinos, fundada por São Bento. Fiel ao propósito e ao santo é Pedro Henrique Arduini Guedes, de 32 anos.



Pedro nasceu em Uberaba e é filho único de Marina Arduini e Tertuliano Teodoreto Neto. Na infância, passava horas montando cidades com blocos e legos. Na adolescência, a brincadeira ficou séria, quando precisou escolher o curso superior. “Minha meta de vida era construir casas e prédios”, afirma. Decidido, tinha o sonho de se formar em uma instituição federal. Então, em 2015, graduou-se em Engenharia Civil pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Depois, mais aficionado pela área, fez pós-graduação em Orçamento e Planejamento de Obras Civis. 


Pedro com os pais, Marina e Tertuliano 


A escolha possibilitou experiências profissionais incríveis. Uma delas foi como assistente de engenharia na Construtora Aterpa, em Jeceaba (MG), próximo a Belo Horizonte. “Trabalhamos por alguns meses na finalização de uma barragem de rejeitos de uma mineradora”, explica. Após muitos aprendizados, resolveu voltar para Uberaba. “Sou apaixonado por esta cidade. É onde quero continuar trabalhando e fazer minha vida”, exalta. Aqui, trabalhou na iniciativa privada de 2017 a 2019. 

No final daquele ano, seu olhar profissional começou a mudar. É que ele foi nomeado como engenheiro civil da SESURB (Secretaria de Serviços Urbanos e Obras) em um concurso da Prefeitura Municipal. Criativo, prático e flexível, sabe tirar proveito de cada colega e serviço. Mas o que mais chama atenção nele é a capacidade de se comunicar e liderar, para, no final, gerenciar conflitos e evitar crises. “Tenho um grande esforço na minha vida profissional pra tentar resolver problemas”, admite. 


Em reunião na Prefeitura 


O empenho, a coragem e a energia foram observados pela prefeita Elisa Araújo, que o convidou para assumir o comando da pasta, de forma interina. “A secretaria tem aproximadamente 350 funcionários que lidam com pavimentação asfáltica, tapa-buraco, cemitério, iluminação pública, manutenção de vias, manutenção de prédios públicos, obras e planejamento futuro. É uma secretaria muito pesada”, conta. Tantos desafios não o esmorecem, pois é persistente e confiante. “Junto com a prefeita, quero deixar a cidade com a melhor prestação de serviço público. A sensação de querer fazer o melhor é que leva a gente pra frente.” 


Em evento recente, na reinauguração da Praça da Mogiana


IEATM - uma escolha, uma vitória 

Assim que retornou para Uberaba, Pedro se viu no meio de um furacão. Tinha formação e experiência, no entanto, não conseguia emprego. Foi então que descobriu o IEATM (Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro). Resolveu se associar e viu a carreira deslanchar em pouco tempo. Ampliou a rede de contatos e logo encontrou uma oportunidade de trabalho. Ganhou “pais de Engenharia”, como costuma dizer, ao se referir aos amigos que o ajudam com conselhos, indicações e, principalmente, sabedoria. Alguns exemplos são Eleiçon Mariano, Reinaldo Ribeiro e Gilberto Barata. É aquela velha história: dividir para multiplicar. “Pego um pouco da bagagem profissional dos colegas para enxergar outros horizontes”, esclarece.


Com colegas do IEATM 


Pedro vai fazer parte da diretoria do IEATM pela segunda vez. Na chapa RepresentATIVIDADE, na nova gestão, vai ser membro efetivo do Conselho Fiscal. “Reunimos ideias para contribuir com a cidade”, destaca.


Com as arquitetas e diretoras do Instituto, Ale Roso e Thais Curi 


(Parceria publicitária: Ale Roso Arquitetura) 


Ale Roso 

Arquiteta e urbanista - CAU/MG: A93403/8, vice-presidente do IEATM, coordenadora do Loft IEATM Expocigra, especialista em Saúde e uma das idealizadoras do Projeto Atma – Grupo Doze Guerreiras.  

Siga a Ale Roso no Instagram e no Facebook   


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook.