Por Alê Roso
Arquiteta e urbanista - CAU/MG: A93403/8 e presidente do IEATM
Colaboração: jornalista Isabel Minaré
Fotos: Marina Scalon



Reduzir, reusar e reciclar. A tríade de “R” guia o futuro sustentável. Nesse universo, a moda e a arquitetura trabalham para uma existência mais consciente. E consciência é um atributo que nunca faltou para a empreendedora Nathalia Marinelli (nossa colega da Revista Mulheres). Nathalia assumiu um novo olhar para o mundo fashion ao criar a Shop Circular, brechó de luxo on-line. O e-commerce tomou uma proporção tão grande que foi necessária a criação de um espaço físico. Nesse momento, a arquitetura entrou com tudo para transformar uma sala de 50 m² e um banheiro em ambientes que se movimentam, se interagem e se complementam.

 

Antes de mais nada, discrição



 Discrição foi o norte para o planejamento da fachada. O nome da marca não foi escrito, somente o símbolo do infinito, que é facilmente identificado pelas clientes. Painel ripado e pintura na mesma tonalidade completaram o lado sóbrio e elegante. 


De porta aberta para o novo



Quando a porta se abre, as consumidoras se deparam com uma sala clean, ampla e iluminada. Piso, parede, teto, cortina, iluminação, sofá e vaso claros se contrastam com os pontos de cores fortes: painel ripado, papel de parede e planta. O ambiente é comercial, entretanto o aconchego proporciona a sensação de estar em casa. 


Planejados pra Circular



Os móveis planejados otimizam espaço e imprimem personalidade à loja. As prateleiras são fixas, mas os gaveteiros podem circular e mudar de disposição de acordo com a necessidade.

 

Peças à mão

 


O estilo arquitetônico é contemporâneo e foi inspirado na arquitetura das maisons mais importantes do mundo. A gradação de brancos e a iluminação em led fazem com que as peças gerem cor. Organizados em prateleiras grandes, as mercadorias ficam à disposição do toque e da análise. É fácil ver, sentir e consumir.


Branco, verde e dourado



 O design dos móveis segue o mesmo estilo em linhas retas. O que muda é a tonalidade. O mdf mais escuro é o Verde Jade o mais claro, o Palha. O detalhe fica por conta do puxador dourado em formato concha, queridinho do momento e que agrega sofisticação e personalidade aos gaveteiros. Uma composição agradabilíssima!


Sentar, trabalhar e relaxar



O dourado é a representação do ouro, símbolo máximo de riqueza e opulência. Luxo e Circular se entrelaçam num só infinito. Menos é mais, por isso a cor está nos detalhes como no vaso e nos pés das cadeiras, do sofá e da mesa de trabalho. O linho, nos assentos, é perfeito para o projeto, pois é considerado um dos materiais mais nobres para a confecção de acabamentos.


Hora do café

 


A estrutura física enxuta não foi um obstáculo para a criação da copa. O planejamento detalhado permitiu a existência de pia, bancada e armários. Frigobar, máquinas de café e purificador de água foram instalados tranquilamente. O apogeu é a combinação entre dois papeis de parede estampados.


Lavabo com garbo e elegância



O papel de parede de folhas verdes contornadas no dourado é o protagonista do lavado. E repare, ele está até na porta! O espelho em formato oval dá o tom certo. Originalidade que cabe em qualquer m².


Fornecedores:
Contemporane Decorações: papeis de parede e almofadas
Planejados: Art Design
Móveis e objetos decorativos: Zago Interiores
Iluminação: EletroFonte