Por Julio Dario


Imagine que você vai abrir uma barbearia. Quais equipamentos você precisará comprar? Tesoura, toalha, cadeiras adequadas, iluminação, balcão, máquina de cortar cabelo, navalha... Tudo o que precisa para se exercer com maestria essa profissão, caso queira de fato exercer, você precisará adquirir. Sem esses equipamentos básicos não se começa esse negócio, certo? 

O mesmo acontece com um fotógrafo, dentista, advogado, contador, médico cirurgião. Toda e qualquer profissão precisa de um equipamento mínimo para ser exercida, mesmo que esse equipamento seja apenas o conhecimento adquirido com muitos estudos e práticas. 

Acontece que, existe um equipamento muito negligenciado para quem quer realmente vender e se posicionar bem no mercado. E eu digo se posicionar como sendo a oportunidade de cobrar o preço que vale e o cliente simplesmente pagar. 

Hoje é comum pessoas caírem em guerra de preços, diminuir margem e acabar adquirindo aquele cliente que seria melhor não ter conquistado. E agora eu te pergunto: Você já parou pra pensar qual equipamento obrigatório você tem que adquirir para vender mais? 

Esse “equipamento” é facilmente comprado no mercado de qualquer cidade, porém ele não é tão óbvio para a maioria das pessoas. Ele se chama networking, ou no português claro: rede de contatos. 

Mas não qualquer tipo de contato e sim aquele contato que vai te indicar e falar bem de você. Aquele contato que, praticamente, faz a venda por você e aumenta sua autoridade. 

“Mas Júlio, você quer me dizer que networking se compra?” Sim! E se compra com muita facilidade. 

Imagine uma mentoria de 40 mil reais de um determinado expert. Se você sai de Uberaba e vai pra São Paulo, pagando esse 40 mil, você não vai ter apenas o conteúdo que vai te diferenciar, que com certeza, vale os 40 mil reais, mas você vai ter acesso, contato e o WhatsApp de todas as pessoas que toparam pagar os mesmos 40 mil reais. 

Ou seja, não se trata apenas do conteúdo e sim do acesso a pessoas com a mesma mentalidade e que tem perfil de crescimento. Isso se torna um dos equipamentos mais poderosos do posicionamento. É por isso que não é raro você ver pessoas que investem em treinamentos e cursos se destacarem muito mais rápido do que a maioria. 

Não é só o conteúdo que se absorve e sim o capital de relacionamento que está em jogo. Ultimamente, grupos como o BNI e o Via Permuta estão fazendo com maestria o papel de gerar esse equipamento MUITO necessário para se vender mais. 

Na verdade, eu não acredito que seja um equipamento só necessário e sim indispensável para o empreendedor que quer crescer. Afinal, empreender é muito solitário e todos nós precisamos de estar perto de pessoas otimistas e produtivas. 

E você? Tem investido no “equipamento” networking para vender mais ou quer viver de tirar foto e praticamente nem chegou a comprar uma câmera?