Por Rowena Borralho M. Lacerda e Mozart Lacerda Filho
Instagram: @viagens_do_professor_mozart
Com uma geografia extremamente diversificada, o Chile possui desde o deserto mais seco do planeta, o Atacama, até as geleiras e fiordes da Patagônia. Além de suas paisagens naturais deslumbrantes, o país é conhecido por sua rica herança cultural, influenciada por tradições indígenas e europeias. Se, nas artes, o prêmio Nobel de Literatura notabilizou as produções de Pablo Neruda e de Gabriela Mistral, a economia chilena também é motivo de vaidade para os chilenos, destacando-se na produção de cobre e de vinhos de alta qualidade, consumidos em diversos países do mundo. O Chile oferece uma mistura única de modernidade e tradição, natureza e cultura, o que o torna um destino imperdível para viajantes, além de um objeto de estudo valoroso para qualquer interessado em diversidade geográfica, histórica e cultural.
São Pedro do Atacama é famosa por suas paisagens deslumbrantes e seu clima árido. Situada em pleno deserto, a pequena cidade, que serve como ponto de partida para explorar uma série de maravilhas naturais, revela fortes características da cultura atacamenha, visível, por exemplo, em suas construções de adobe. Sem dúvidas, este é um destino popular para turistas de todo o mundo, pois ali encontram aventura, serenidade e boa dose de encantamento pelo horizonte cheio de surpresas e pela vista de um dos céus noturnos mais estrelados do planeta. Conheça quatro lugares incríveis para se visitar a partir dali.
Piedras Rojas
As Piedras Rojas são formações geológicas extraordinárias que se destacam por suas cores vibrantes e, também, contrastantes, entre tonalidades de vermelho, laranja e ocre. Resultado de milhões de anos de erosão e atividade vulcânica na região, estão situadas em uma área remota e isolada, oferecendo aos visitantes não apenas uma visão única da natureza intocada do deserto, mas também uma oportunidade de explorar a fascinante história geológica da Terra.
Gêiseres
Os Geysers del Tatio são um campo geotérmico notável pela sua altitude de 4.300 metros acima do nível do mar. Formados pela atividade vulcânica, os geysers irrompem em jatos de vapor e água quente ao amanhecer, alcançando alturas de até 10 metros. Além dos geysers, o local possui piscinas naturais de água quente, fumarolas e depósitos minerais, criando uma paisagem surreal.
Lagunas Altiplânicas
As Lagunas Altiplânicas são formadas por atividade vulcânica e derretimento de geleiras. Destacam-se as Lagunas Miscanti e Miñiques, situadas a 4.200 metros de altitude, com águas azul-turquesa em contraste com o solo árido e montanhas nevadas. Além da paisagem deslumbrante, abrigam vida selvagem adaptada ao altiplano, como aves migratórias e vicunhas.
Reserva dos Flamingos
As lagunas do deserto do Atacama são habitats importantes para uma grande quantidade de aves, incluindo flamingos, os quais são atraídos pela rica biodiversidade e pela presença de algas e crustáceos. Os flamingos frequentam essas lagunas para se alimentarem e são um espetáculo de cor e movimento para os visitantes que exploram o altiplano chileno.
Em uma visita bastante produtiva ao país, é possível explorar destinos atraentes e muito distintos: o norte, desértico e o centro, urbano e industrial. Por isso, vale a pena, em visita ao Chile, conhecer também Santiago e o entorno da pungente capital do país, que levam os visitantes a uma rica imersão histórica, gastronômica, artística e cultural. Confira 5 atrações imperdíveis.
Cerro de Santa Lucía
O Cerro de Santa Lucía é um icônico monte localizado no coração de Santiago, no Chile. Conhecido por sua rica história e beleza cênica, oferece aos visitantes uma vista deslumbrante da cidade e dos picos da Cordilheira dos Andes ao fundo. O parque que envolve o cerro é um oásis verde no meio da agitação urbana, com jardins bem cuidados, fontes e esculturas que refletem a cultura e o patrimônio chileno.
As vinícolas chilenas
Uma das mais conhecidas vinícolas chilenas é a Concha y Toro. Fundada em 1883, no Vale do Maipo, é reconhecida internacionalmente pelo cultivo de Cabernet Sauvignon e Carmenère, em extensas e produtivas vinhas. Oferece tours que incluem visitas às adegas históricas e degustações guiadas, proporcionando uma experiência imersiva na vinicultura. A história do vinho Casillero del Diabo e a experiência na cave desse vinho de tradição, guardam aos visitantes surpresas inesquecíveis.
Casa museu La Chascona
Situada no bairro de Bellavista, a casa é uma das três residências que o poeta Pablo Neruda, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1971, possuía no Chile. A casa reflete a personalidade excêntrica e o amor pela arte que ele cultivava. "La Chascona" foi projetada para sua terceira esposa, Matilde Urrutia, e o nome da casa é uma referência carinhosa ao volumoso cabelo que ela tinha. Hoje, o local funciona como um museu, permitindo aos visitantes explorar o universo criativo de Neruda através de seus objetos pessoais, móveis e uma vasta coleção de arte.
Valparaíso
A mais colorida cidade costeira do Chile é um destino encantador que combina história marítima, arquitetura peculiar e agitação cultural. Construída sobre colinas que descem até o Oceano Pacífico, Valparaíso é famosa por suas ruas curvas, escadarias e casas acesas por uma profusão de cores, criando uma paisagem urbana pitoresca e única. Reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, seu porto histórico reflete séculos de comércio marítimo e de diversidade artística, do grafite à gastronomia.
Relógio de flores em Viña del mar
Viña del Mar é uma cidade costeira conhecida por suas belas praias, jardins bem cuidados e infraestrutura turística. Apelidada de "Cidade Jardim", destacam-se os parques exuberantes que complementam sua paisagem urbana e o belíssimo e preciso relógio de flores, inaugurado em 1962, parada obrigatória para uma foto nessa cidade chilena. Com uma atmosfera acolhedora e uma mistura equilibrada de modernidade e tradição, este é um lugar procurado por turistas em busca de diversão, nas proximidades da capital.