Com algumas mudanças, imóveis ficam lindos e funcionais


Jornalista Isabel Minaré


Muita gente deixa de fazer melhorias em casa, seja por receio do custo, seja por medo da demora. Dessa forma, inúmeros problemas são deixados de lado. O adiamento pode gerar fortes dores de cabeça no futuro. Mas, é possível realizar uma reforma rápida, acessível e com qualidade? Claro que sim! Para incentivar a tomada de decisões e a preparação do imóvel para uma nova fase, a Revista Mulheres traz dicas de recursos incríveis:


1) TINTA

Um jeito simples e divertido de mudar o visual dos ambientes é através da pintura. O mercado conta com milhares cores, tons e tipos de tintas. Duas vantagens são garantidas: são fáceis de aplicar – com apenas duas demãos, já vemos uma cara nova – e não deixam sujeira. É sensação de limpeza, beleza e paz sem quebrar nada! Entretanto, é preciso atenção. O local onde a tinta será aplicada deve estar em perfeitas condições, sem manchas, rachaduras, sinais de mofo e umidade, ... O efeito de mudança é imediato.


2) PAPEL DE PAREDE

O papel de parede é uma excelente alternativa quando se trata de personalização. Ele tem etapas de aplicação e remoção bem simples, podendo, inclusive, ser colado sobre outros materiais. É encontrado em vários estilos, cores, estampas e texturas. O que antes era inimaginável é possível agora com o avanço da tecnologia. Um exemplo é o papel com película vinílica, resistente à exposição de umidade, luz e calor excessivos.  Observação: o cuidado com o espaço a ser aplicado é mesmo da tinta.

Aplicado com cola dissolvida em água, o papel vitaliza a parede. A mesa de cabeceira era da avó de Duda e, repaginada, assume valor afetivo. Foto Duda Salge


3) ADESIVO DE AZULEJO

O adesivo de azulejo é uma verdadeira mão na roda para repaginar cômodos com grande incidência de água. Ele é ideal para cobrir azulejos, principalmente, em locais que não podem ser interditados. O banheiro está sem graça? Quer uma cozinha clássica? Adesivo neles! É inovação sem poeira, barulho e confusão. Não é obrigatório contratar mão de obra especializada para a colagem, pois o serviço é fácil, estilo DIY (Faça Você Mesmo). O segredo é fazer uma limpeza caprichada no azulejo para eliminar qualquer resíduo. Depois de seco, é hora de colocar a mão na massa e ser feliz!


4) PISOS VINÍLICO 

O piso vinílico é aconchegante, confortável, contemporâneo, prático de ser higienizado e instalado. “A instalação não precisa nem de cola. Ela não faz bagunça nem necessita de pedreiro. O vinílico pode, até, ser colocado por cima de outros pisos”, explica a empresária Ângela Soares, da Tok Final Decorações. Outro benefício considerável é a manutenção da temperatura. “Não importa se é verão ou inverno: o tato é sempre gostoso porque ele é térmico”, completa. O revestimento não é recomendado para a área externa.


5) METAIS

Talvez os acabamentos de metais precisem ser trocados. A substituição de torneiras, chuveiros, toalheiros, saboneteiras e outros acessórios pode surpreender visitantes e até os próprios moradores. Além do mais, pode render uma boa economia nas contas de água e energia elétrica. Que tal mudar?


6) TUBULAÇÃO APARENTE

Habitual em países onde há reaproveitamento de fábricas e galpões, a arquitetura com ar industrial conquista cada vez mais adeptos no Brasil. A proposta é conhecida pelas instalações aparentes, geralmente correspondentes aos sistemas hidráulico e elétrico. Além de funcional, traz charme urbano sem perder o bom gosto quando os caminhos das tubulações formam um desenho harmônico. A arquiteta Duda Salge já usou o artifício na reforma da sala de um amigo. “Inserimos tubulação exposta e pintamos as paredes de azul e cimento queimado”, destaca. Quadros, pendente e um poema pintado à mão foram incluídos no trabalho. O resultado criou uma atmosfera agradável ao morador.


7) BANCADAS

O mármore e o granito são materiais naturais e nobres, perfeitos para adicionar elegância e sofisticação aos projetos. São resistentes e duráveis. De acordo com a empresária Mariana Ambrucioli, da RM Marmoraria, as peças são bastante trabalhadas e demoram cerca de 15 dias para serem entregues. São Gabriel e Verde Ubatuba são as cores em alta para o granito, enquanto que o Bege Bahia é a tendência para o mármore.


8) UPCYCLING

 A geração de lixo é um dos grandes problemas atuais. Para melhorar esse quadro, surgiu o upcycling, ou seja, pegar algo que não está mais em uso e dar a ele uma nova função. Com a atitude, o produto, muitas vezes, se torna mais prático, valioso e bonito do que era anteriormente. É importante frisar que upcycling não é reciclagem. O primeiro usa um processo muito mais limpo, em vista que não há transformações da matéria-primária, mas aperfeiçoamento e remodelação. O segundo separa os materiais, como plástico e metal, para que possam ser reaproveitados num novo produto, em geral de baixa qualidade.

Mesa de carretel agora é mesa lateral. Upcycling puro! Foto Duda Salge


9) PAREDE VERDE

Também conhecida como jardins verticais, as paredes verdes se tornaram uma das melhores opções para levar a natureza para residências. Elas oferecem diversas vantagens como isolamentos acústico e térmico, redução do consumo de energia, purificação do ar e valorização do imóvel. Podem ser instaladas na sacada, no saguão, na área de lazer, ... Transformam qualquer ambiente num lugar mais charmoso, agradável e relaxante.


10) DECORAÇÃO

A decoração afetiva é o que faz os lar ter alma. Objetos têm histórias e propiciam o resgate de memórias e experiências, trazendo a energia que torna cada casa única e especial. Risos e lágrimas podem ser despertados só de olhar uma foto, tocar em um suvenir ou sentar em uma poltrona herdada dos pais. É a composição sentimental de um local orgânico, vivo e que se comunica com os proprietários e seus convidados.

Incluir quadro, lettering e meia parede pintada é uma forma simples, prática e econômica de mudar o espaço. Foto Duda Salge


Parede com cimento queimado e desenho, criado pela amiga de Duda, Stephanea Monteiro, e feito com fita isolante e tinta. Foto Duda Salge