Marise Romano
O Museu do Amanhã localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Este é um museu de ciências muito charmoso e atraente! Quem o visita fica impressionado com as mudanças do mundo em que vivemos e as perspectivas de futuro que são mostradas nas diversas exposições que acontecem neste museu, inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Faz parte da Secretaria Municipal da Cultura. “Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil como mantenedora e uma ampla rede de patrocinadores, que inclui IBM, Engie, Globo e Lojas Americanas, além do apoio de B3, EMS, EY, Booking.com, Carrefour e CSN. O Museu foi originalmente concebido pela Fundação Roberto Marinho. Desde a sua inauguração, vem recebendo uma média de um milhão de visitantes por ano”, segundo o site do próprio museu.
O nome Museu do Amanhã já é a porta de entrada para uma reflexão de ideias e pensamentos, mostrando ao visitante o valor de se conhecer melhor o passado para analisar as possibilidades de um futuro bacana para toda a humanidade. “Somos capazes de intervir na escala de moléculas e de continentes. Manejamos átomos e criamos microrganismos artificiais. Desviamos o curso de grandes rios, alteramos florestas, influenciamos a atmosfera, transformamos o clima. Habitamos em um planeta que vem sendo profundamente modificado por nossas ações. Que amanhãs serão gerados a partir de nossas próprias escolhas? O Museu do Amanhã oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? Orientado pelos valores éticos da sustentabilidade e da convivência, essenciais para a nossa civilização, o museu busca também promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta. Um museu para ampliar nosso conhecimento e transformar nosso modo de pensar e agir.”
Resumindo, o museu carioca mostra bem como é a forma que os jovens estão pensando sobre o mundo do futuro. Hoje buscamos uma educação ambiental, o que não existia há algumas décadas.
Durante a pandemia, o Museu do Amanhã fechou parceria com um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS chamado Dados do Bem. Esta foi uma iniciativa do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox. Desde 18 de março, a plataforma Dados do Bem começou a atuar na região portuária com o objetivo principal de acompanhar a evolução da pandemia da Covid-19 e analisar os dados referentes ao vírus na população. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fiocruz, a ação acontece na quadra da Vizinha Faladeira e no próprio Museu. O Museu do Amanhã se tornou um espaço de discussões sobre biodiversidade, exploração espacial, qualidade de vida, saneamento, mudanças climáticas, envelhecimento nas cidades e muitos outros assuntos importantes e que são discutidos por pessoas que se preocupam com o meio ambiente e as novas gerações!
Você, viajante inveterado, turista louco por crescimento de vida, não pode deixar de conhecer o Museu do Amanhã. Esta será uma viagem incrível no seu pensamento!
Marise Romano
Fotógrafa e colunista social.