Valeska Ramos


Tem amores que, realmente, parecem ser eternos. São encontros de almas, de dedicação, e companheirismo. Um casamento é feito de momentos, e nem sempre é um mar de rosas, porém, o que diferencia um relacionamento duradouro dos demais é a convivência embasada na generosidade, na paciência, na resignação, na parceria e no amor. Um casamento blindado resiste aos ataques externos e aos jogos de interesses individuais. 

Na verdade, o casamento é uma via de mão dupla, onde os dois cedem quando é necessário e não existe um jogo onde um ganha e o outro perde. A partir do momento em que não existe disputa de egos ou poder; a relação flui, se torna única com objetivos e sonhos compartilhados. A união é construída tijolo por tijolo; é uma soma de momentos vivenciados juntos.

Não existe fórmula mágica como em nenhuma área, o que existe é dedicação e sintonias ajustadas. Momentos difíceis também farão parte do cotidiano de um casal, mas o amor tudo suporta, ele é gentil, é forte, resiste ao tempo e às adversidades. O que prevalece é a vontade dos dois enfrentá-las diariamente. Amar uma pessoa significa querer envelhecer com ela. 

Assim tem sido o relacionamento de Marilda e Hiroji Okano, uma união de 53 anos em que constituíram uma linda família com cinco filhos e onze netos. Além do amor, a dedicação e paciência são alicerces na vida do casal. 

“O Amor resiste ao tempo, quando existe dedicação, paciência, compreensão, companheirismo. Quando olhamos em uma mesma direção, como disse o poeta Saint-Exupery. Quando temos o mesmo propósito de vida, e sobretudo fé em Deus, nosso Pai maior. A Fé em nosso pai maior nos fortalece com seu amor, mostrando-nos sempre o caminho em devemos seguir e sempre perdoando um ou outro para que a vida a dois seja até quando Deus prover, porque o amanhã só Deus saberá”, finalizam Marilda e Hiroji.  


Casal Marilda e Hiroji, 53 anos de união


Outro exemplo de nossa cidade é o casal, Dionina e Luiz Alberto Destro. Casados há 47 anos, relatam que o amor se fortalece a cada ano.

“Em 1972, éramos dois jovens enamorados. Constituímos nossa família em 1974.  Colocamos o amor e o respeito acima de tudo, procurando sempre ouvir e falar com carinho evitando palavras ásperas, sendo flexíveis. Sempre pautados no amor, companheirismo e cumplicidade, nos momentos de alegrias e tristezas. Ao longo desses 47 anos a nossa família cresceu e cumplicidade três filhos, dois genros, uma nora e 6 netos, que preenchem nossos dias de otimismo e alegrias. Agradecemos a Deus pela nossa maravilhosa família e que o amor realmente possa continuar resistindo ao tempo”.

 

Dionina e Luiz Alberto Dentro, 47 anos de casamento


Embora dados estatísticos demonstram, por um lado, que os casamentos atuais não perduram, histórias como essas nos deixam a lição, de que sim, o amor pode resistir não só ao tempo, mas à todos os obstáculos que a vida nos traz desde os primórdios. Bastando apenas boa vontade e acreditar que o amor nunca falha.


Família de Dionina e Luiz Alberto Destro. Hoje com 16 pessoas, entre filhos, nora, genros e netos


Siga a Revista Mulheres no Instagram e no Facebook