Por Silvia Resende


Cada vez mais tenho ficado encantada com os banheiros das casas dos clientes que visito. A variedade e riqueza de detalhes dos porcelanatos, mármores e granitos é impressionante! Claro que os preços variam conforme o design, mas podemos utilizar essas peças em alguns detalhes, se não for possível usar no banheiro todo, pela questão do custo.

Pode-se utilizar um porcelanato mais simples no piso e nas paredes e utilizar um porcelanato e um mármore de destaque na bancada, por exemplo. A pedra ônix também é uma excelente escolha para arrasar nos lavabos, colocando uma iluminação por baixo, um show à parte!

Pastilhas em metal, vidros e mármores também podem dar um toque especial se utilizadas na parede do fundo, na altura da pia ou mesmo fazendo um detalhe na vertical em alguma das paredes.

Os vasos sanitários também têm uma variedade incrível, desde os automatizados, que aquecem o assento, com regulagem de temperatura da água da duchinha, tampa que abre e fecha automaticamente, sem encostar, apenas com um sensor, etc. E ainda a variedade de formatos e cores, a cor marrom fosca é um dos meus preferidos!

Sem falar nos metais, que são verdadeiras jóias! Dourados, rosês, cromados, bronze... brilhante ou fosco... torneiras manuais ou com sensor... com azônio, possuindo uma ação purificadora e até mesmo esterilizadora de objetos... e ainda as torneiras simples, mas com design inovador, também são excelentes apostas para decorar um banheiro com glamour e requinte.

 Não podemos nos esquecer também das cubas que são peças curingas para um lavabo bem decorado, por exemplo. Elas podem ser de sobrepor, de embutir, de apoio, de encaixe ou esculpida no porcelanato ou mármore. E os formatos?! São inúmeros! Redondos, ovais, de vidro, de louça e até mesmo de pedra. Muitas pessoas têm dúvidas sobre a altura ideal da bancada do banheiro. Segundo o Neufert (livro de medidas padrão em arquitetura), uma bancada deve ter a altura entre 85 cm e 92 cm, sendo que 85 é uma bancada para pessoas com estatura extremamente baixa. No conhecimento geral, adotou-se a medida de 90 cm em relação ao piso. Com essa informação em mãos, a gente sabe que uma pia de banheiro deve sempre acabar em 90 cm, o que significa que, se ela for de apoio, o profissional deverá fazer a conta de cima para baixo, ou seja: 

  1. Considerar a altura da pia (de 13 a 15 cm)
  2. Considerar a altura da saia da bancada em pedra (de 4 a 5 cm)
  3. Considerar a altura do rodapé do móvel (de 12 a 15 cm)
  4. Chegar à medida do móvel em marcenaria

O lavabo, na maioria das vezes, é o cômodo que mais chama atenção na casa. Por ser um local que os donos do imóvel utilizam pouco, mais voltado para as visitas, pode-se abusar um pouco mais dos detalhes, como revestimentos mais ousados, papéis de parede estampados ou um pouco mais escuros e extravagantes, cubas rústicas ou bem modernas, espelhos trabalhados, etc.

Além disso, os adornos também fazem toda a diferença na decoração de um lavabo, como quadros decorativos, saboneteiras e difusores, vasos de plantas, bandejas trabalhadas, cestos, velas, luminárias e até mesmo um cantinho com livros e revistas. 

Quando poderíamos imaginar que teríamos tantos artifícios para decorar um banheiro, não é mesmo?! Com imaginação, e muitas vezes, pouco investimento, podemos transformar os ambientes!