Por Guilherme Ezequiel
Em um mercado tão competitivo e em meio a consumidores carentes de atenção e dispostos a comprar de pessoas, a grande palavra de ordem para ter um diferencial nas vendas em 2022, será relacionamento com o cliente.
Nunca ficou tão evidente essa real necessidade de preparar sua equipe de vendas para desenvolver um comportamento genuíno e um verdadeiro interesse em cuidar do próximo.
A construção do verdadeiro diferencial estará, mais do que nunca, no interesse genuíno em ajudar, em apoiar e se mostrar disponível a entender o que realmente o cliente precisa e demostrar a ele, de forma detalhada, em um diálogo estruturado e envolvente, que transmita a tranquilidade e o sentimento de que naquele exato momento o cliente de fato está conversando com a pessoa que irá resolver o problema dele.
A forma de atender o cliente mudou e mudou muito. Estamos na era onde, primeiro o cliente compra a pessoa, depois o cliente compra o produto ou o serviço e por último, o cliente compra a empresa. Entenda que é necessário buscar o desenvolvimento de habilidades e competências que permita a você conhecer métodos e comportamentos que te ajudem a proporcionar uma comunicação eficiente e que suas palavras sejam confortantes e envolventes o suficiente para transmitir ao cliente interessado o verdadeiro sentimento de desejo em se tornar seu cliente comprador.
Os gestores, vendedores e empresários, que querem de fato construir seu diferencial em vendas, devem estar antenados ao comportamento de sua equipe e investir de forma imparável e ousar ser diferente como nunca foi até aqui. Esteja com foco em estabelecer vínculos, faça as perguntas certas, concentre-se em orientar o cliente para que ele faça declarações positivas através de perguntas de envolvimento e afirmações que tragam positividade e felicidade.
Sempre apresente ao seu cliente alternativas. Lembre-se que quando você não apresenta ao cliente opções, ele irá buscar isso no seu concorrente. Seja interessado e assim você se fará interessante, busque sempre novos conhecimentos e seja sempre positivo, afinal em todas as coisas que nos acontece, estamos sempre aprendendo. E vá além. Busque entender qual é o momento certo e quais os sinais que o cliente lhe apresenta, demostrando que é a hora certa de avançar na negociação.
A estratégia está em perguntar mais, ouvir mais, uma venda é sempre sobre o cliente e sua necessidade e não sobre você vendedor. Tenha em mente a missão de conduzir seu cliente do início ao fim a uma experiência de felicidade e real envolvimento.
Lembre-se. O cliente compra solução e não produtos.
O desafio é internalizar em sua empresa um novo comportamento, um novo estilo de vida que gere impacto positivo em sua cultura organizacional e te conduza a demostrar ao seu cliente uma experiência única e verdadeiramente emocionante.
Então, invista na busca de conhecimento e coloque em prática de forma repetitiva até atingir um nível tão alto de diferencial, que até mesmo você fique impressionado com tanta beleza e felicidade em você; que contagie todos ao seu redor para comprar cada vez mais de você, como um símbolo de gratidão pelo excelente atendimento.