Por: Alê Roso
Colaboração: jornalista Isabel Minaré


A arquitetura é uma área em constante progresso. Os ambientes para morar e trabalhar mudam de acordo com as necessidades do universo contemporâneo. Separei algumas tendências deste ano, mas que, com toda certeza, vão permanecer em alta em 2025: 


MARCENARIA COLORIDA 

Cor na vida. Cor nos móveis. A marcenaria colorida está ganhando popularidade. No passado, ao pensar em móveis, já vinham na mente os tons amadeirados, como marrom e bege. Agora, o design de interiores deu o grito de liberdade! Cores vibrantes chegaram para trazer animação e personalidade a cada ambiente. Os móveis podem vir com pinturas, laminados coloridos, madeiras tingidas ou laqueadas. Na hora de fazer a escolha da tonalidade é importante considerar a paleta de cores geral do espaço para ter a garantia de que as cores escolhidas se harmonizem entre si.

 

Prateleiras, painel de TV e rack em azul bebê 


Quem pensaria num amarelo alaranjado para um bloco que une sala e cozinha? 


A seleção de cores é importante para proporcionar equilíbrio visual. Aqui, há dois tons de verde (uma mais escuro e o outro mais claro) na marcenaria planejada pela Art Design para a loja Shop Circular. Foto: Marina Scalon 


ESTOFADOS ORGÂNICOS 

Bater o dedinho na quina do sofá? Não mais com os estofados orgânicos! Os sofás curvos vieram com tudo. Eles se destacam em qualquer decoração e se caracterizam por suas formas arredondadas e texturas naturais. Os braços e encostos são trabalhados e fluidos. São peças que se adaptam facilmente a qualquer estilo, desde o mais clássico ao mais moderno e podem estar em sofás, poltronas, mesas de centro que vão fazer a diferença na sua casa ou escritório. Um nome: personalidade! É uma combinação entre um design glamoroso com materiais de alta qualidade e tecidos diferenciados. 

O estilo que segue a forma e o movimento da natureza 


Leveza e elegância ao ambiente 


Até a poltrona é curva e colorida! 


BOISERIE CONTEMPORÂNEA 

A boiserie é um clássico que está de cara nova. De origem francesa, o elemento nasceu para embelezar as paredes da realeza. Antes, ele era feito apenas de madeira. Mas, em nome da natureza, atualmente há opções mais sustentáveis e duráveis como gesso, metal, plástico ou até materiais compósitos. Mais vantagens: elas podem ser mais acessíveis em termos de custo e manutenção. Sobre estilo, a boiserie contemporânea pode ser usada em salas de estar, quartos, corredores e até mesmo em cozinhas e banheiros, adicionando um toque de elegância e sofisticação a qualquer espaço. 

Boiserie feito de gesso deu requinte à sala de estar


De metal, o boiserie é totalmente diferente do elemento convencional 


É de plástico, viu?! E é lindo! 


Novidade para os arquitetos 

A AUREA (Arquitetos e Urbanistas Reunidos e Associados) foi criada por Thais Curi e Felipe Colmanetti para dar voz e vez aos arquitetos. É mais uma oportunidade de valorizar e unir essa profissão tão relevante para a vida! 


Diretoria da AUREA reunida



(Parceria publicitária: Ale Roso Arquitetura)


Ale Roso Arquiteta e urbanista - CAU/MG: A93403/8, especialista em Saúde Pública pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), conselheira do IEATM (Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro) e da AUREA (Arquitetos e Urbanistas Reunidos e Associados) e uma das idealizadoras do Projeto Atma – Grupo Doze Guerreiras. 

Siga a Ale Roso no Instagram e no Facebook