Por Alê Roso
Colaboração: jornalista Isabel Minaré


As tendências de decoração mudam com o tempo, refletindo evoluções nas preferências estéticas, inovações tecnológicas e novas necessidades funcionais. Em 2024, algumas tendências principais emergem, influenciando o design de interiores em residências e espaços comerciais. Aqui estão algumas das trends mais notáveis: 


Marmorizado: uma aposta atemporal

Seja natural, seja alternativo: o mármore caiu nas graças dos brasileiros. Adorado por sua beleza, durabilidade e sofisticação, o material foi popularizado através de opções como o porcelanato marmorizado, pinturas e acabamentos decorativos. Agora, ele está em todo canto: no painel da sala, na bancada da cozinha, na parede do chuveiro, na mesinha de centro da sala de estar. Também marca presença em pisos e balcões de diversos estabelecimentos, como hotéis e restaurantes. É mesmo um querido, que adiciona estética, elegância e valor a qualquer ambiente. 

Parede com porcelanato marmorizado

Painel de TV luxuoso com o marmorizado

 

Requinte em forma de lareira 


Mesa é a atração principal da cozinha 


Minimalismo e maximalismo juntos

Menos é mais ou mais é menos? E se for um misto dos dois? Arquitetura é exatamente isto: criatividade. O que antes era impossível hoje é aplaudido. Uma das tendências da área é o equilíbrio entre minimalismo e maximalismo. Os estilos opostos de decoração podem se complementar e criar um ambiente único e cheio de personalidade. Como? Basta misturar a extravagância de um tapete com a simplicidade de um sofá, escolher móveis com linhas e superfícies lisas, mas com o toque colorido e vibrante. Enfim, é o equilíbrio do design e da vida! 


Minimalismo vive bem com o maximalismo 


O tapete extravagante foi o contraponto da poltrona sóbria 


Linhas retas dos móveis significam minimalismo. Cores em excesso são maximalismo. Ambiente lindo e cheio de personalidade! 


A revolução do LED

O LED revolucionou o design arquitetônico por oferecer vantagens maravilhosas como eficiência energética, durabilidade e flexibilidade, que influenciam tanto no visual quanto na funcionalidade dos espaços. Esse tipo de iluminação parece – ou é de fato – onipresente. Vai em tudo com total tranquilidade: teto - embutidas ou suspensas fornecem iluminação geral; bancadas de cozinha - proporcionam iluminação específica para atividades; chão - bordas dos degraus ou embutidos na parede ao lado das escadas ajudam a prevenir acidentes e adicionam um toque moderno e elegante. 


Perfil de led acompanha o ripado do teto ao chão 


Iluminação mais do que especial no revestimento do frontão da bancada da cozinha 


Infinitas possibilidades para iluminar a escada 


Os detalhes de luzes no quartinho de bebê fazem toda a diferença 


Palavra dos profissionais

“Atualmente, o projeto luminotécnico é cada vez mais valorizado pelos profissionais, arquitetos, engenheiros, designers e também pelos clientes. Ele é imprescindível para enaltecer a arquitetura, criar cenários e causar sensações positivas às pessoas. Como dizia o inesquecível arquiteto Oscar Niemeyer, ‘uma boa iluminação levanta uma arquitetura medíocre e uma iluminação ruim acaba com o melhor projeto.’”


Light designer Luiz Melo e engenheiro civil Diogo Carvalho 


(Parceria publicitária: Ale Roso Arquitetura)

 

Ale Roso 

Arquiteta e urbanista - CAU/MG: A93403/8, especialista em Saúde Pública pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), conselheira do IEATM (Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro) e da AUREA (Arquitetos e Urbanistas Reunidos e Associados) e uma das idealizadoras do Projeto Atma – Grupo Doze Guerreiras. Siga a Ale Roso no Instagram e no Facebook.