Ale Roso


Colaboração: jornalista Isabel Minaré

Fotos: André Santos


Uberaba vai sediar o primeiro museu agro e sustentável do Brasil. Batizado de Museu Nacional Sustentável do Agro Alysson Paolinelli (Masap), o empreendimento foi lançado no dia 11 de julho no auditório do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM).


Altamir Roso, vice-presidente do Ciitta, em discurso durante o lançamento do Masap


O Masap será estabelecido na Fazenda Modelo Getúlio Vargas e é uma iniciativa do Centro Internacional para Inovação e Transferência de Tecnologia Agrícola e Pecuária (Ciitta). “Percebemos que, com a missão de reunir o pacote tecnológico agro brasileiro, faria todo o sentido contar como essa história foi construída ao longo de 50 anos”, afirma o presidente da entidade Cléber Guarany. Ele e a equipe se dedicam a fazer do museu uma referência internacional para agricultura tropical. Com patrocínio do Bradesco, o empreendimento, que poderá ser acessado on-line de qualquer canto do mundo, já despertou o interesse de outros países e instituições.


Cléber Guarany e equipe trabalham para tornar o Masap uma referência internacional na área


“Quem vai alimentar o planeta? Como vai ser a nossa segurança alimentar?”. As indagações são de Gustavo Pena, arquiteto responsável pelo projeto. Para contar a história da agropecuária e incentivar à reflexão, Pena dividiu o trabalho arquitetônico em cinco frentes, que inclui restauração e construções: Fazenda Modelo, prédio de pesquisa, museu propriamente dito, centro de convenções e parque aberto. A ideia é que o local tenha ligação extrema com a natureza. “Quero fazer um prédio com a cara das matas e florestas, com muitas árvores e bem poroso, onde o vento possa adentrar, com varandas e bastante espaço para a circulação. Que a água passe por dentro e todos possam ouvir o barulho e sentir o frescor da cachoeira”, relata. O objetivo é proporcionar sensações raras a cada visitante. “Desejo que o projeto seja útil, ajude nas mudanças da cidade e se torne uma ferramenta de aprendizado natural”, finaliza.


Como o projeto, Gustavo objetiva aumentar o sentimento de cidadania, autoestima e gosto pela própria terra


Maria Ignez Mantovani é a museóloga do Masap. Filha de pais mineiros, ela já tem trabalhos em desenvolvimento na cidade, como no Memorial Chico Xavier e no Museu do Zebu. Agora, também se dedica ao Museu Agro. “O museu não vai trabalhar só nas suas exposições, mas também com programas colaborativos, com as áreas rural e urbana. Acredito no poder da educação e sensibilização de crianças e jovens”, relata. “Fico feliz que essa iniciativa tenha nascido aqui, o que mostra que Uberaba é uma incubadora de museus.”


Para Maria Ignez, nenhuma cidade tem um conjunto patrimonial, tecnológico e científico como Uberaba


Para a prefeita municipal Elisa Araújo, o Masap é uma grande oportunidade de valorizar o agro em nível nacional. “É uma forma de projetar as potencialidades e toda nossa riqueza para o mundo, até porque ele não vai ter o acesso só físico, mas virtual”, finaliza.


Elisa enalteceu a chance de valorizar a agropecuária


Homenagem para Gilberto Barata 

O engenheiro Gilberto Barata teve sua foto inclusa na galeria de ex-presidentes do IEATM. Em evento íntimo na noite de terça-feira (19), Barata foi homenageado com discursos e o descerramento da fotografia pelos serviços prestados na presidência, no período de 2018/2021.


Barata com a esposa Cristina Hueb e o quadro ao centro


Integrantes da diretoria com o homenageado – da esquerda para a direita: Antonio Carlos Evangelista, Felipe Colmanetti, Reinaldo Ribeiro, Alzira Batista e Thais Curi


III Concurso de Fotografia do IEATM 

Vai até o dia 10 de agosto o prazo para as inscrições para o III Concurso de Fotografia do IEATM “Cenas Urbanas”. São destinados para os vencedores R$ 3 mil. Além disso, eles terão as imagens em exposição no Shopping Uberaba. Mais informações no link

(https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqtXfhNPw6HcPZi6VkruLk70aUm9vgnp6tm137iS3PWcrXhw/viewform) .



(Parceria publicitária: Ale Roso Arquitetura)


Ale Roso Arquiteta e urbanista - CAU/MG: A93403/8, presidente do IEATM, coordenadora do Loft IEATM Expocigra, especialista em Saúde e uma das idealizadoras do Projeto Atma – Grupo Doze Guerreiras.  

Siga a Ale Roso no Instagram e no Facebook