Ale Roso
Colaboração: jornalista Isabel Minaré
Fotos: divulgação
O kirigami é o foco da exposição “Fases” da arquiteta Cláudia Ribeiro no Shopping Uberaba. A coluna ARQUITETURA E IDEIAS entrevistou a artista, que contou todos os detalhes do trabalho:
ARQUITETURA E IDEIAS: O que é o kirigami?
Cláudia Ribeiro: O kirigami é uma técnica mista que, além de utilizar as dobras no papel (como no origami), utiliza cortes (“kiru” – verbo “cortar”). Ele pode ser feito com base em um papel de gramatura maior que do origami e, ao se introduzirem alguns cortes, pode-se dobrá-lo para formar as figuras desejadas.
ARQUITETURA E IDEIAS: Quando você teve contato com essa arte?
Cláudia Ribeiro: Comecei a fazer origami arquitetônico há bastante tempo. Na época da faculdade, fazia cartões em papel com cortes e dobras. Uma amiga me sugeriu que requeresse a patente do modo industrial de fazer o kirigami. E assim o fiz.
ARQUITETURA E IDEIAS: Como o kirigami é feito?
Cláudia Ribeiro: Primeiro, idealizo uma imagem, desenho à mão e defino onde vou cortar e dobrar para ter o efeito que pretendo. Depois, colo esse desenho em uma folha de papel color plus, faço os vincos (marcos onde serão as dobras) e os cortes. Terminando isso, dobro onde foi marcado e verifico se está ficando com o efeito que eu pretendia! Uma vez dobrado, experimento as cores para o fundo do kirigami! Depois, é só colocar numa moldura tipo caixa e está pronto!
ARQUITETURA E IDEIAS: Como ele pode ser usada na decoração?
Cláudia Ribeiro: Como não são peças muito grandes (por causa do manuseio e também pelo tamanho máximo da filha de papel), ele pode ser usadas tanto em composições quanto como peças de destaque.
ARQUITETURA E IDEIAS: Agora sobre a exposição no Shopping Uberaba, quantas peças a compõem? O que elas têm em comum?
Cláudia Ribeiro: Temos 17 peças de várias “fases” de criação. Tem duas peças que remetem ao sagrado, uma Nossa Senhora “abençoada”, um Divino Espírito Santo, mandalas, peças com referências a janelas, flores, aberturas e cores. É bem eclética.
ARQUITETURA E IDEIAS: Elas estão à venda?
Cláudia Ribeiro: Estão. Algumas até já foram vendidas! Cada peça terá tiragem limitada, são peças numeradas, com certificado de autenticidade! Rss. Quem quiser, pode encomendar também. A exposição permanece até amanhã, quinta-feira (21) no Espaço Integração, com acesso pela entrada B do Shopping Uberaba. Na ocasião, um brinde será oferecido aos convidados para festejar o sucesso do evento.
SOBRE A ARTISTA
Cláudia Ribeiro é arquiteta e urbanista com especialização em design. É pós-graduada em Paisagismo e Gerência de Empresas, ambas pela UFLA (Universidade Federal de Larvas), e em Perícias pela Uniube (Universidade de Uberaba). É mestranda em Projetos de Arquitetura e Urbanismo pela FUNIBER (Fundação Universitária Iberoamericana). É membro do Conphau (Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba), do IEATM (Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro) e conselheira do CAU MG (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais). Tem inúmeros projetos arquitetônicos espalhados pelo Brasil. É querida e amada por onde passa.
Cláudia Ribeiro: a grande artista por trás da exposição “Fases”. Foto: Marise Romano
Primeiro sacramento católico
Meu netinho, Théo, foi batizado recentemente pelo padre Paulo Renato na Catedral Metropolitana de Uberaba. Filho do administrador Guilherme Roso e da empresária Nathália Marinelli (nossa colega de Revista Mulheres), ele foi apadrinhado por minha filha, a médica Fernanda Roso, e pelo esposo, o empresário Diogo Carvalho. Que ele tenha uma vida iluminada por Deus e acompanhada pela família que tanto o ama!
Nath, Guilherme, padre Paulo, Fernanda, Théo e Diogo
Chuva de bênçãos
A querida Jéssica Santos, ex-secretária do IEATM, se casou com André Júnior no último sábado (17). A cerimônia linda, leve e harmoniosa levou os convidados às lágrimas na Igreja São Domingos. Jéssica estava maravilhosa em um dress de renda bem delicado. Tudo foi perfeito, exatamente como ela merece!
A noiva estava linda
(Parceria publicitária: Ale Roso Arquitetura)
Ale Roso Arquiteta e urbanista - CAU/MG: A93403/8, presidente do IEATM, coordenadora do Loft IEATM Expocigra, especialista em Saúde e uma das idealizadoras do Projeto Atma – Grupo Doze Guerreiras.