Por Silvia Resende


Como é bom ver os olhinhos das crianças brilhando diante de algo novo, algo que tanto almejavam! Pensando nisso, vamos falar um pouco do cantinho deles, lugar que vão usufruir por anos a fundo. 

O quartinho das crianças deve ser um local agradável, lúdico e por que não educativo, estimulante?! Dessa forma contar com uma decoração lúdica, não só cria um ambiente confortável para a criança, mas permite que ela se identifique com o espaço e aprenda com tudo ali. 

Hoje, as crianças passam muito mais tempo dentro de casa do que nós, adultos, passamos quando crianças. Podíamos brincar na rua sem medo, o que não é mais possível na maioria das famílias. Portanto, o investimento no quarto das crianças é uma decisão muito acertada. 

Para isso, podemos utilizar pisos emborrachados mais macios, com estampas lúdicas ou ainda, pisos vinílicos ou laminados em tons amadeirados, para deixar o ambiente mais aconchegante e ainda, manter a temperatura na época do frio, já que são pisos que não ficam tão frios quanto as cerâmicas, granitos ou porcelanatos. Outra opção, para quem não pretende mexer no piso, são os tapetes com pelinho baixo para que eles não sofram com alergias, ou até mesmo sem pelos, emborrachados, que podem ser personalizados com as cores, desenhos e formatos que quiserem! 

Nas paredes podemos lançar mão de tintas com cores mais claras, pensando até mesmo naquelas que acalmam como as cores frias: azul, verde, violeta… ou ainda as que estimulam a inteligência e criatividade como: vermelho, amarelo, rosa, branco, entre outras. 

Temos ainda muitas opções de papéis de parede, desde os mais neutros, texturados até os mais desenhados, com temas diversos como borboletas, jardins, safáris, mapas, animais, etc. Os painéis personalizados estão muito em alta, além dos boisseries que são tendência no momento, mas também são atemporais. 

Os nichos com bichinhos para decorar também são muito delicados e fazem toda a diferença. Aqueles fabricados em crochê estão sendo muito utilizados e dão um toque especial! Para as crianças maiores, existem os papéis de parede que funcionam como lousas, onde eles podem desenhar e até mesmo utilizar como ferramenta de estudo. Emoldurar os desenhos feitos pelas crianças e utilizar os brinquedos feitos por elas mesmas na escola, também são excelentes estímulos para que elas se dediquem a essas atividades com entusiasmo. 

Nos móveis planejados também podem ser utilizados detalhes com cores vivas contrastando com os tons amadeirados que ficam muito alegres e elegantes! Utilizar móveis planejados que podem ser editados conforme o crescimento das crianças também são ótimos investimentos, como cama mais baixa ao invés de berços, trocadores que podem virar mesinhas de estudo, cômodas que futuramente podem acomodar livros e brinquedos e outros objetos. 

Desta forma, o planejamento é essencial para diminuir o custo no futuro e manter o quarto agradável e aconchegante.