A arte de desenvolver e devolver confiança e autoestima às pessoas


Byron José Figueiredo Brandão
Médico Especialista em Transplante de Sobrancelhas, Capilar e Barba Há anos transformando vidas e rostos e também ensinando a arte do transplante capilar para centenas de médicos.


As sobrancelhas sofreram muitas modificações ao longo da história humana. No Egito antigo já se cultuavam sobrancelhas grossas e modificadas por utilização de pigmentos, na era renascentista, por influenciada igreja católica, elas era até raspadas fato que pode ser observado na tela de Leonardo da Vinci – Monalisa- nessa época qualquer pelo na face era luxúria ou sinal de impureza. E diversos estilos das mesmas evoluíram com a moda. No século passado vivenciamos vários estilos: 

Nas décadas de 20 e 30 encontrávamos mulheres com sobrancelhas finas e bem arqueadas como as da atriz Marlene Dietrich. A década de 40, em função das guerras e as mulheres assumindo grande responsabilidade operacional nos países, elas foram deixadas de maneira natural, no entanto para aumentar a autoestima apesar de cheias deveriam ser bem definidas e arqueadas, surge então a utilização dos lápis. Os anos 50 eram utilizadas para dar um ar mais sensual e com isso Marilyn Monroe utilizava-as bem arqueadas de forma até audaciosa. Nos anos 60 e 70 com a cultura hippie ganharam um formato natural pouco pigmentada e até mais compridas, os anos 80 foram marcados por sobrancelhas mais grossas sem definição sendo a pinça nesse momento esquecida. Em 90 elas voltam a afinar e arredondar como Júlia Roberts. 

Passando-se vários anos e modas sucessivas atualmente, valorizamos a individualidade com sobrancelhas naturais, cheias, com fios bagunçados e até usando a técnica Fluffy brows, onde são direcionadas tudo para cima. Cada mulher tem todo o direito de escolher o melhor design para o seu formato de rosto e que lhe agrade mais. Afinal cada pessoa cria suas próprias regras para seu corpo e aparência, o empoderamento feminino também alcançou a moldura dos olhos. 



Há pessoas hoje que, apesar de toda a liberdade que vivemos, não podem usufruir e experimentar todos seus desejos em relação às sobrancelhas. Quer seja por apresentar sobrancelhas finas geneticamente ou alguma condição patológica ou mecânica como remoção contínua dos fios que levaram ao afinamento permanente das sobrancelhas. Nesses casos muitas pessoas experimentaram a micropigmentação. No entanto, por problemas relacionados à técnica, tipo de tintas ou profundidade da aplicação obtiveram alguns resultados inestéticos desastrosos. Para todos esses casos o transplante de sobrancelhas pode realmente oferecer resultados naturais que contribuirão para a autoestima da pessoa. Cicatrizes de acidentes que deixam marcas muitas vezes nas sobrancelhas também podem ser amenizadas com a técnica de transplante capilar. 

O transplante capilar de sobrancelhas, apesar de ser um procedimento relativamente rápido quando comparado com transplantes de cabelos em couro cabeludo, é uma verdadeira arte. O procedimento é realizado com sedação leve, bloqueios anestésicos e anestesias infiltrativas, sempre buscando o conforto e a segurança do paciente. Faz-se necessário a seleção e extração de fios do couro cabeludo mais adequados, muitas vezes os mesmos devem ser lapidados para que de cada orifício venha a nascer apenas um fio, dessa forma impedindo uma aparência artificial apresentada quando nascem 2 ou mais fios em cada local. A lapidação deve ser feita com máximo de cuidado e esmero. Afinal, nesse momento podemos colocar a perder os fios extraídos. A densidade, direcionamento e angulação dos fios em relação à pele e a delicadeza ao serem implantados são essenciais para se obter um resultado natural, permanente e duradouro. 


A importância de um profissional capacitado 

O transplante de sobrancelhas não é apenas uma técnica, mas uma verdadeira arte que exige precisão, conhecimento e experiência. Como médico especialista, com anos de prática e ensino na área de transplante capilar, barba e sobrancelhas, posso afirmar que a escolha de um profissional capacitado é crucial para alcançar resultados naturais e satisfatórios. A capacitação profissional é fruto de anos de utilização das técnicas, dos cuidados minuciosos no pré, durante e após o transplante. Com isso podemos dizer que apenas a prática leva à perfeição. Um procedimento mal realizado pode resultar em sobrancelhas assimétricas ou com aspecto artificial. 

Ao realizar um transplante capilar, com um profissional realmente capacitado, com certeza a pessoa atingirá resultados naturais e permanentes, diferente dos métodos temporários e aparência artificial das micropigmentações de sobrancelhas. Pode-se personalizar realizando um transplante de acordo com as características faciais de cada indivíduo. E com certeza isso aumentará a confiança e autoestima da pessoa contribuindo plenamente para a moldura dos olhos e as expressões faciais 


Conclusão 

O transplante de sobrancelhas é uma solução artística, inovadora, eficaz levando à aparência natural e harmoniosa da face, com isso elevando a confiança e autoestima das pessoas. Com a expertise de um profissional qualificado é possível alcançar resultados surpreendentes e satisfatórios. Se você está considerando essa transformação, procure sempre um especialista experiente e capacitado. 

Espero que este artigo tenha esclarecido a importância e os benefícios do transplante de sobrancelhas. Se você deseja saber mais ou agendar uma consulta, entre em contato conosco.